domingo, 3 de agosto de 2008

O significado de Adab

Adab é uma palavra árabe cuja tradução exata eu não arriscaria definir, mas cujo significado, na filosofia que sigo, é a atenção, a cortesia e a delicadeza para com o outro.

Antes de me casar, ouvi várias vezes da minha querida e sábia cunhada, a atriz Camilla Amado, que eu deveria escolher um homem muito bem educado para ser meu companheiro. Lembro-me de que ficava intrigada com essa recomendação. Bem educado? Já tinha ouvido de outras pessoas, principalmente da minha mãe, que deveria escolher um homem rico, bonito, bem sucedido... Mas bem educado, não.

O tempo passou e, graças a Deus, consegui escolher um homem bem educado para casar, mesmo sem saber direito como seguir o conselho da Camilla. (No fim das contas, se converteu em um ex-marido bem educado, o que é uma graaande coisa!)

Hoje, esses dois ensinamentos se fundem e me fazem compreender a importância de estar atento ao outro. O que ele está sentindo? O que está querendo? O que deseja? Como quero, posso ou devo me posicionar diante de suas expectativas? Como atendê-las da melhor forma possível, respeitanto os meus limites?

Se pararmos para pensar, veremos que boa parte dos problemas que surgem em nossas vidas são fruto desse "esquecimento" do outro. Viramos um trator ou uma toupeira cega, passamos por cima do outro em marcha descontrolada, e lá vêm os problemas!

Quando a Camilla dizia que eu deveria escolher um homem bem educado, ela se referia a uma pessoa atenta aos meus sentimentos e quereres. Não no sentido de me mimar e fazer todas as minhas vontades, mas no sentido de respeitar minha invidualidade e me amar através da prática da cortesia, do respeito, da atenção cotidianas. Isso é ou não é essencial a toda relação?

Portanto, nessa semana que se inicia, convido vocês a prestar atenção aos outros a sua volta. Marido, namorado, filhos, amigos, parentes, colegas de trabalho. Vamos praticar adab com eles. É difícil, mas é possível. Vou adorar saber os resultados de quem quiser me contar.






4 comentários:

Pablo Lima disse...

caríssima, vejo como fundamental o adab nos dias de hoje; impossível se APROXIMAR" do outro, literalmente falando, sem respeitar seus limites...

bjao!

Anônimo disse...

Tive a sorte de encontrar vários homens "educados" pela vida.
Me casei com um, inclusive.

Procuro me lembrar sempre de como gosto de ser tratada, para dar tratamento igual, com respeito e atenção.
O mais difícil é sermos assim apesar de nossas inquietações e dificuldades.
O importante é estarmos conscientes disso e sempre retomarmos o caminho.
Foi um prazer ler o seu post.
um grande abraço!

DOIDINHA DA SILVA disse...

Nossa, que lindo este POST !
Aprendí o que é ADAB....
Vou espalhar isso pelo mundo...

Adorei o seu Blog, muito sensível...

Monica Loureiro

DOIDINHA DA SILVA disse...

Nossa, que lindo este POST !
Aprendí o que é ADAB....
Vou espalhar isso pelo mundo...

Adorei o seu Blog, muito sensível...

Monica Loureiro