quarta-feira, 4 de junho de 2008

um novo amor ajuda a curar a dor de um amor que acabou?

A postagem Como são os homens teve desdobramentos, comentários in e off blog. Para começar o que é Amor? A resposta é totalmente subjetiva, ainda mais porque todos sabemos que o amor existe mas nenhum cientista é capaz de provar sua existência.

Então, enquanto alguns, ao fim de um amor, se recolhem em isolamento para viver o luto, limpar a área, como diz uma amiga, outros procuram logo outro amor e embarcam em uma nova aventura ao longo da qual acreditam – e quem pode dizer que não – que irão esquecer o amor antigo. Que tipo é você? Ou será que existem variações e podemos agir dessa ou daquela maneira em diferentes situações e épocas da vida?

Eu sempre fui do tipo que vive o luto e nas poucas vezes em que fui levada a agir mais rápído, antes de limpar completamente a área, me dei mal. Quer dizer, toda experiência é válida, mas foram relações tumultuadas e sofridas, cheias de altos e baixos, muito por causa das "interferências" que o que restou do amor antigo causaram. Igual interferência de TV mesmo, como quando acontece de um canal provocar "fantasmas" no outro. A metáfora serve perfeitamente.

Mas em gente que muda de canal rapidamente (aproveitando a metáfora) e se um dia estão vivendo uma história, no outro o enredo é outro, e assim vão tocando a vida. (O carinha que estava se declarando a minha amiga enquanto terminava a relação de dois anos com uma namorada, a propósito, sumiu.)

Em agosto de 2007, vivi uma experiência muito emocionante, digamos assim, ao fim de um ano de namoro. Eu e ele estávamos separados havia pouco tempo após longos anos casados com outras pessoas. Por esse e por outros motivos, a relação foi um tanto quanto desgastante e terminou no osso, por que não dizer, muito por insistência de nós dois, preocupados em administrar um novo "fracasso".

Tudo isso para contar que um mês após o fim do namoro, esse camarada estava circulando com outra de mãos dadas, e com um agravante: somos vizinhos e moramos na mesma rua. Ui! doeu!... Com minha auto-estima abalada, concluí: "não fui importante". Com o tempo, revendo o filme, cheguei à conclusão de que fui importante, sim, o jeito dele lidar com as perdas é que é diferente do meu. Uma amiga em comum endossou: "Valerinha, repare na série histórica!..." Hahaha! É verdade, o que sei desse homem é que nunca ficou só, sempre pulando de um relacionamento para outro. Eu devia ter atentado para a bendita série histórica...

Mas por que toda mulher, quando se apaixona, pensa: Comigo será diferente? Bem, isso é assunto para outro post...

8 comentários:

Anônimo disse...

No meu caso, já vivi as duas situações. Já acabei um relacionamento emendando em outro e já sofri muitas vezes por um relação que terminou, mesmo sabendo que era o melhor a fazer.
Acho que tudo depende da situação, da intensidade do envolvimento e de como as coisas caminham e terminam. O exemplo que vc deu do seu ex, não se aplica a todos os homens (ainda bem!) mas parece que mais cedo ou mais tarde passamos por uma situação dessa ou causamos situação semelhante, afinal somos cheios de imperfeições. E acho que sabemos quando entramos numa furada, né?! Tudo vale como aprendizado. bj

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Denise Egito disse...

Bela reflexão. Pessoalmente já te disse o que penso.
Agora chegou minha vez de dizer: que sincronicidade! Leia minha última postagem...
Um beijo

Cardume Design disse...

O meu amor me ajudou a curar a dor de outro amor. Alías, ele fez muito melhor: ele me mostrou o que realmente é amor.
Antes dele já passei por poucas e boas. E o que isso me trouxe de ensinamento?? A em acreditar sempre no amor...

Querida, o meu look de hoje está dedicado a sua amiga chique paraibana arretada!! Um beijo

Márcia Régis disse...

Pois é... e quando a gente é que pula fora, mas cai em luto pela frustração da relação que não perdurou? Acho até mais difícil se libertar... Culpa é uma coisa horrível...

Bjs!

Anônimo disse...

Eu prezo a consideração, as pessoas que passaram por mim, sempre deram o melhor o que sabiam, podiam e entendiam,então como ignorar ???Impossível..
Mas mas cada um é um...
Esses posts são sempre atuais...

Luca disse...

Respeito é não fazer com os outros o que vc não quer que façam com vc.

Anônimo disse...

Essa estoria de curar um amor com outro amor, e a maior fria, já vivi isso?? se chama desespero, que a pessoa não assume, o certo e viver o luto se preparar e com a consciência tranquila, no próximo relacionamento você esta mas preparado sem pensar no passado, e recomendo não se envolva com essas pessoas que você vai sofrer juntos porque elas só agem no impulso não vira saia fora??