terça-feira, 28 de julho de 2009

Visita ao Projac


Todo brasileiro tem o sonho secreto de conhecer o Projac. Afinal, as novelas habitam o nosso imaginário desde que a gente nasce. Nossas mães costumavam assistir as novelas enquanto nos davam de mamar!

Hoje, eu tive o prazer de adentrar esse reino. Fui convidada por um colega que trabalha na área de pesquisa de texto. Percorremos os principais estúdios, mas vou mostrar a vocês o mais interessante, claro: Caminho das Índias - u´hú ú ú!...


É permitido tirar fotos em todos os lugares, menos na área de caracterização. Nesse espaço, os artistas são maquiados e penteados e se vestem antes de entrar em cena. Infelizmente, não topei com Raj ou Bahuan, somente com a Surya (Cléo Pires) ajeitando sua bela trança negra... Mas educadamente, apenas sorri e seguimos em frente.

Nesta sala (abaixo) fica o diretor. Ele não permanece no estúdio durante a gravação. Em frente a quatro monitores, enxerga a cena a partir do ponto de vista das quatro câmeras e já vai fazendo uma primeira edição.



O estúdio principal (abaixo) tem 1.000 metros quadrados. Os cenários não ficam montados direto. A casa do Opash, por exemplo, é montada toda segunda e terça-feira. Todas as cenas da semana neste cenário são gravadas de uma vez. Depois desmontam tudo, guardam e montam outros ambientes. Homens trabalham em turnos de 8 horas dia e noite para montar e desmontar os cenários.



Casa do Opash (Tony Ramos)




Templo dentro da casa do Opash (abaixo). Tudo é feito de gesso, compensado de madeira e argamassa. Somente o chão é feito de um tipo de plástico mais duro. Ao fim da novela, será tudo destruído e reciclado, na medida do possível.




Detralhes da direção de arte.




Dentro do Projac, circulam 160 desses carrinhos (abaixo). São movidos a energia elétrica e custam mais caro do que um carro popular. Atrás, é a cidade cenográfica da novela Paraíso.




Índia cenográfica. A vaca é de verdade!!!




Templo do personagem vivido por José de Abreu (abaixo).



Do outro lado da rua (abaixo), estava rolando uma gravação. Dezenas de figurantes com cara de indianos, escolhidos a dedo, circulavam do lado de fora, dando a impressão de uma rua movimentada como na Índia.



A viagem durou quase duas horas. É tanta informação que a gente fica meio zonza... Mas foi uma experiência muito interessante e instigante!

43 comentários:

Carolina disse...

Are baba!!!!!!

bjos meus

DOIDINHA DA SILVA disse...

Eu era tão louca pra conhecer o Projac que quando me formei, fui fazer figurações em novelas...É algo que a gente fica meio "sem palavras"....

Claudia Pimenta disse...

oi valéria! é um mundo imaginário imenso! deve ser incrível mesmo... bjs, querida!

Babi Mello disse...

Are Baba Valéria que legal, muita gente trabalhando em turnos e desmontar e montar cenários, ufa!
Adorei o seu post e o que posso dizer é que a novela paraíso se passa aqui em Cuiabá, afinal várias externas são das belas paisagens de Chapada dos Guimarães e do Pantantal.
Bjocas!
Ah! vai postar mais coisas da sua ida ao projac?

Unknown disse...

Que perfeito!!!! Da próxima tira foto do Raj pra nós, rsrsrsrs...Bjus

Pablo Lima disse...

pode confessar que vc. foi numa de conhecer o raj...

Helena Duarte disse...

Valéria, tu tá muito chique mesmo!
eita bixinha arretada!!!
xeros pra ti!!

Mônica disse...

Parece que escreveu para mim! Eu adoro a rede Globo. E gostaria de conhecer o Projac. Mas os meus artistas já estão velhos e eu iria decepcionar. Era Tarcisio Meira e Toni Ramos. Será que animo a ir ? Mas tem que ter convite.
Há !Prefiro ver as fotos que tirou. Isto me basta.
Com carinho Monica

Lisa Nunes disse...

Valéria
este cenário é realmente muito instigante, q belas imagens você captou!ao mesmo tempo que parece tudo real.Outro dia,minha sobrinha de 5anos perguntou se a India era uma rua que ficava dentro do Rio, pode?
Um Grande abraço e obrigada por compartilhar conosco este momento de felicidade.

Halime disse...

Adorei!!! Eu roubava a foto do Raj! hahahaha Brincadeira! mto, mto bom!! beijoca

Pâmela disse...

Deve ser, no mínimo, interessante!
=)

Paloma Flores disse...

Tô aqui morrendo de dor de cotovelo! Hahahahaha!
Que delíciiiiiaaaaa!
Fiquei empolgada por você... Aiai! Deve ter sido mesmo TU-DO!

Anônimo disse...

Que passeio interessante. Adorei as fotos e saber como é.

Mônica disse...

Valéria
Tenha um alegre final de semana
Com carinho Monica

Dione disse...

Ai, que delícia... É o máximo invadir o mundo das novelas, né?
Tem presentinho pra você lá no blog...

Beijinhos...

biatrixx disse...

Adorei mas... a Índia do projac é tão limpinha...

Leandro disse...

Opa...demais esse e um sonho meu!
E esses dias tive o prazer de conhecer um ator.E ele me chamou para fazer.Problema e que nao sei ir ate la..voce pode me ajudar????!!!!!!

Unknown disse...

Apor favor, me informa como podemos fazer para agendar uma visita no projac, meu sonho desde criança era conhecer o rio de janeiro e enfim o projac, me caso mês que vem e minha lua de mel será no rio, queria ver como faço para visitar o projac. meu e-mail é alexiamfelix@hpotmail.com aguardo seu retorno. abçs

Unknown disse...

Apor favor, me informa como podemos fazer para agendar uma visita no projac, meu sonho desde criança era conhecer o rio de janeiro e enfim o projac, me caso mês que vem e minha lua de mel será no rio, queria ver como faço para visitar o projac. meu e-mail é alexiamfelix@hpotmail.com aguardo seu retorno. abçs

Unknown disse...

oi meu nome é Luana sou de Florianópolis e tenho um sonho de conhecer o projac. Eu tinha um sonho de conhecer o Rio pois é uma cidade maravilhosa e esse sonho eu já realizei. Fui para o Rio esse ano em abril e fui na frente do projac onde encontrei alguns atores como Juliana Paes Leme,ator da malhação, do Zorra total e outros que tive a felicidade de encontra pela cidade, foi maravilhoso para mim. Agora quero voltar e estou pensando na data mas acho que vai ser em fevereiro só que dessa vez gostaria muito de conhecer o projac mas não sei como. Por favor realize meu sonho e entre em contato comigo pelo meu imail: luana_jrlu@hotmail.com para eu saber o que fazer! beijos

gisele disse...

oi valéria bom dia...nao sei se vc vai ler este comentário mas..olha só tenho uma filha de 5 anos sabe é muito comunicatica e inteligente demais e até se parece com a atriz que faz a rafaela da novela viver a vida..ela ja sabe até ler..vc por acaso conhece alguém que possa me ajudar á levar minha duda até o projac??serei grata eternamente.meu e-mail é: gisasudre@hotmail.com.desde ja muito obrigada ta!!

vintiver disse...

Alo, Valeria !

Sou brasileiro mais moro em Lisboa/Portugal há muitos anos.
Irei ao Rio em Fevereiro e gostaria muito de visitar o Projac !!!
Como fazer ???
Agradecia muito a sua ajuda.
Beijinho
Silvio

Anônimo disse...

oi meu nome é Jordanna tenho 11 anos teenho um sonho,um sonho do nao 2 e é muito importante um é conhecer o projac e o outro é ser atriz nao da para vc falar com esse seu amigo

lucimara moreira disse...

Oi meu nome é Lucimara tenho 21 anos, tenho um sonho, um sonho do deste os 10 anos, vai ser muito importante em conhecer o Projac não, será que tem como você Mem ajudar a entrar La dentro, só pra conhecer, por favor, entre em contato comigo pelo o meu, eu moro em Jacarepaguá taquara, perto do projac,mais não tenho ninguém que eu conheça pra entra lar MSN ,luci-mara-silva@hotmail.com.fique com deus e ate mais.

Victor Theles disse...

Ola !! gostei muito dessa visita !! Tenho 13 anos e meu sonho é conhecer o projac. chego até me arrepiar ao ver suas fts !Gostaria de saber como agendar um horário para eu e minha mãe ir visitar o projac ! Moro em Belo Horizonte MG mas, se conseguirmos mesmo esta vaga iremos na hora aí para o rio de janeiro !! AGUARDO ANCIOSAMENTE RESPOSTAS ! Desde já, agradeço... meu e-mail é: vitortheles@yahoo.com.br

giselemax disse...

BOA TARDE,
GOSTARIA DE FAZER UMA VISITA AO PROJAC POIS ACHO QUE VCS VAO GOSTA DE MIM POIS EU ACHO QUE SOU BOA ATRIZ SE PODER ME RESPONDER AGRADEÇO
UM GRANDE BEIJO GISELE!!!

ERIBERTA MELQUÍADES disse...

Esse também éra o meu sonho. Desde criança sempre sonhei conhecer o projac. Até que em 2004 resolvi ir morar no Rio de Janeiro para estudar artes cênicas, e quando já estava fazendo o curso de artes cênicas me cadastrei em diversas agências de figurações para fazer figurações na tão esperada Rede Globo até que me chamaram para fazer a primeira figuração que foi no programa A Grande Família. Nossa, lembro até hoje como fiquei quando coloquei os meus pés pela primeira vez no Projac. É uma sensação incrível, indescritível. Meus olhos brilhavam e eu chorei de emoção. Parecia que eu nãoe stava acreditando que eu estava finalmente realizando o meu grande sonho. Tirei muitas fotos, inclusive com os atores tanto da Grande Família quanto das novelas que estavam passando na época. Foi um dia inesquecível. Depois continuei fazendo figurações até me formar em atriz e quase toda semana eu estava no projac fazendo figurações. Ao me formar em artes cênicas voltei para a minha cidade natal que é Fortaleza, mas me sinto realizada por ter podido conhecer o tão famoso projac e realizar um grande sonho que tinha.

ERIBERTA disse...

EU TENHO MUITAS FOTOS TAMBÉM DOS MOMENTOS INESQUECÍVEIS QUE PASSEI NO PROJAC E EM ESPECIAL NA CIDADE MARAVILHOSA QUE É O RIO DE JANEIRO.

Marcos All Right! disse...

como é que se faz para visitar o projac??

Marcos All Right! disse...

Como se faz para visitar o projac?? =D

Karen Nency Ferreira disse...

Olá Valéria, me chamo Karen sou aqui de Santa Catarina e estou me formando em arquitetura e urbanismo, gostaria muito de vizitar o projac pois meu Trabalho de Conclusão de curso será uma casa de cinema, tema que muito tem haver com toda a estrutura do projac! Se souberes por gentileza como faço para conceguir agendar um vizita, ad=gradeceria muito, caso possas me ajudar, meu email: karen.aur@gmail.com
A propósito parabéns pelas fotos!
Obrigada!

Anônimo disse...

sou louca pra conhecer o projac como eu faço para conhecer me responda por favor meu e-mail é rafaela.braga.oliveira@hotmail.com
aguardo o retorno
obrigada.

Unknown disse...

e meu sonho conhecer o projac da globo eu adoro as novelas os programas e tudo mais meu nome e bianca e tenho 16anos

adaltamedeiros disse...

ola tenho um grande sonho conhecer o projac faço teatro aqui na bahia e tenho muita vontade.

Flavia disse...

Nossa que legal, poço uma ajuda para conhecer o projac tenho esse sonho se Deus quizer irei um dia realizar se alguem puder me ajuda.obrigada

NET INFORMÁTICA disse...

oi valéria eu me chamo eliana e estou aqui no rio com minha sobrinha monike nos gostariamos de conhecer o projac me ajude com faço p/ ir tem q agendar diz ai os procedimentos

NET INFORMÁTICA disse...

nos somos de belém, estou em copacabana vms ficar até fim do mês dia 30,se poder me ajudar agredeço bjus!

Anônimo disse...

Olá Valéria!
Existe alguma possibilidade de pessoas como eu, anônimas, conhecer o Projac? É meu sonho...
Fico me imaginando percorrendo aquele lugar, parece um mundo tão distante...
Se puder me ajudar ficarei muito grata

Anônimo disse...

Olá Valéria!
Existe alguma possibilidade de pessoas como eu, anônimas, conhecer o Projac? É meu sonho...
Fico me imaginando percorrendo aquele lugar, parece um mundo tão distante...
Se puder me ajudar ficarei muito grata

Anônimo disse...

Olá Valéria!
Existe alguma possibilidade de pessoas como eu, anônimas, conhecer o Projac? É meu sonho...
Fico me imaginando percorrendo aquele lugar, parece um mundo tão distante...
Se puder me ajudar ficarei muito grata

Neusa disse...

Estou c mt vontade de conhecer o Projac moro pertinho,mas nao sei c fazer....mas vou começar pelos amigos/visinhos...tenho q descobrir alguem q trabalhe la.

Luana Ap Machado disse...

oi valeria eu me chamo Luana moro em Campinas São Paulo,e todo ano estou no rio de janeiro, meu sonho verdadeiro e conhecer o projac tem como me ajudar me explicar o que faço para estar conhecendo estar indo lá mesmo que seja ate a porta. meu imail é esse Lucario_2008@hotmail.com por favor entre em contato comigo estou esperando, espero que possa me ajudar bjoss

Unknown disse...

Oi meu nome é Gabriela tenho 21 anos, tenho um sonho, um sonho do deste os 10 anos, vai ser muito importante em conhecer o Projac não, será que tem como você Me ajudar a entrar La dentro, só pra conhecer, por favor, entre em contato comigo pelo o meu, eu moro em Ramos, perto do projac,mais não tenho ninguém que eu conheça pra entra lar Email- gabieberte@gmail.com fique com deus e ate mais.