quinta-feira, 2 de julho de 2009

Separações em Paraty

O tempo fechou em Paraty, o céu está cor de chumbo e chove uma chuva fina, entrecortada por temporais rápidos que causam um efeito muito curioso na Tenda do Telão: a água acumula-se na lona que faz as vezes de telhado e desaba de repente sobre as pessoas que assistem de pé, do lado de fora, encostadas nas divisórias de metal. É um tal de gente saindo correndo do banho repentino... É uma situação engraçada.

Na segunda mesa da manhã, o cineasta Domingos de Oliveira dominou a cena com seu jeito cativante e bem humorado. O tema era Separações – mesmo título de um filme de Domingos, de 2003. Mas o assunto é mais atual do que nunca. Aí vão algumas pérolas do Woody Allen brasileiro:

“Períodos de separação são muito produtivos.”
“Todo homem solteiro quer casar e todo homem casado quer ficar solteiro.”
“Seria ótimo se a gente pudesse amar, casar e separar sem sofrer.”
“Quando convivemos muito com a pessoa amada, perdemos a noção de como somos nós mesmos.”
“Tenho 72 anos e continuo querendo me separar da Priscilla (Rozembaum, mulher do Domingos há mais de 20 anos). E ela também continua querendo se separar de mim. Se pudéssemos nos separar sem dor, já teríamos perdido a conta de quantas vezes teríamos feito isso.”
“A minha receita para ser produtivo é muito fácil e eu indico a todo mundo: basta terminar tudo o que começar - seja um livro, um filme, um casamento, um trabalho. Você só passa a existir depois que tem algo pronto e terminado para mostrar aos outros. Independente de ser bom ou ruim; isso os outros vão dizer.”

A conversa terminou com uma homenagem do escritor Rodrigo Lacerda, que compartilhava a mesa com Domingos. Ele leu um texto que um dos personagens lê em Separações, e que vale a pena reproduzir aqui:


O texto é uma livre tradução, parte de um Tratado sobre a lucidez que teria sido escrito no séc. VI a.C, na Caldéia – parte sul e mais fértil da Mesopotamia, entre os rios Eufrates e Tigre.

4 comentários:

Babi Mello disse...

Oi Valéria o FLIP 2009 deve estar tudo de bom, é uma pena que moro longe e não posso ir, mas um dia quem sabe. Enquanto isso fico sabendo das novidades atráves das suas percepções por aqui.
Bj!

Mônica disse...

E tão bom saber por voce o que está acontecendo em Parati.
E lembrar desta cidade que tanto me encantou me fez bem.
com carinho Monica

Pablo Lima disse...

excelente o domingos! so ucada vez mais fã dele! e fã da val tmb!

. fina flor . disse...

é por essas e por outras que eu amo esse homem e tenho um orgulho ABSOLUTO em poder trabalhar com ele e saber que ele faz parte da minha vida.

beijos, querida

MM.