quarta-feira, 5 de maio de 2010

O que você quer, o que você precisa

A princesa e o sapo é uma recente animação da Disney. Em vez de ficar correndo atrás da Pixar, tentanto imitar o que ela faz, a Disney resolveu recuperar a velha fórmula de: história "fofa" com moral positiva + bons números musicais. O resultado é um filme "fofo". Com uma mensagem muito interessante.

A princesa e o sapo é um filme sobre o trabalho. Tiana é negra e nasceu no Sul racista dos Estados Unidos. Seu sonho é ter um restaurante. Na verdade, esse era o sonho de seu pai. Mas ele passou a vida trabalhando duro e, após a morte, a única coisa que conseguiu deixar para a filha foi um caldeirão onde costumava cozinhar. E convidava os vizinhos para comer.

A trama corre e, no fim do filme, Tiana se vê tentada pelas forças do mal. Ela tem a chance de fazer um pacto com o maligno e conseguir tudo o que quiser - o bendito restaurante - ou seguir trabalhando duro como o pai.

Nessa hora, lembra-se da conversa com Mama Odie, hilária feiticeira cega, totalmente do bem, que vive nos pântanos da Louisiana. Ela lhe diz: "O que você quer não é o que você precisa".

Em rápido flashback, Tiana relembra o pai cozinhando e compartilhando com os vizinhos, em amorosa confraternização. Conclui: "Meu pai não teve o que queria... Mas teve o que precisava".

Nossa heroína diz não ao vilão e... É claro que o final é feliz.

Abaixo, a sábia Mama Odie.


12 comentários:

Babi Mello disse...

oi! não vi esse filme ainda Valéria e muito legal o aprendizado, acredito que devemos conquistar as coisas com muito trabalho e nada que venha de graça, pode ser visto com bons olhos, assim que eu tiver uma oportunidade irei ver o filme.
bjocas!

Mônica disse...

Eu adoro filmes assim. Estamos para levar meus sobrinhos a um filme, mas não conseguimos. Estava lotado.
com carinho Monica

Dione disse...

Puxa, ainda não vi o filme, mas já fiquei sabendo que vale a pena... Será meu próximo filme!

Um grande beijo!

Cris Tarcia disse...

Eu vi o filme, as imagens são lindas e a mensagem também, bela música

Beijos

Muadiê Maria disse...

hum....impliquei um pouco com esse filme.
Achei esquisito, justamente no primeiro filme da Disney com uma princesa negra, a personagem passa a maior parte do filme como sapa.
beijo

Neide disse...

Val,
Este é um assunto muito interessante e merece muita reflexão. Estamos tão obcecados para conseguir tudo que queremos ter,fazemos sacrifícios enormes para isso,entretanto, ninguém para para perguntar-se: será que preciso mesmo disso?
Na maioria das vezes o que queremos não é mesmo o que precisamos. Se tivermos outro olhar para a vida, podemos descubrir que tudo que precisamos pode estar ao alcance de nossas mãos! Como por exemplo, cozinhar e reunir os amigos em volta da mesa para degustar, tomar um bom vinho, falr de coisas leves que nso faça rir e ver o quanto a vida é bela!!!
Bjusssssss

Helena Duarte disse...

Valéria, não costumo assistir a filmes infantis, mas esse com certeza quero ver!!!
um xero bem grande e eu estava com saudades!!!!

Gerana Damulakis disse...

Parece bom, mas eu também logo pensei no fato de uma princesa negra ter que passar o filme quase todo como sapa.

Anônimo disse...

Gerana e Maria.

Segundo Madu expert em princesas e tá ao meu lado,foi pq a princesa deu um beijo no sapo,rs.

(Madu= Maria Eduarda ,minha sobrinha,6 aninhos,às vezes é Think Bell outras cinderela e flamenguista como tio Fernandes)rs.

Então
Eu não assisti,mas o que vale são os bons sentimentos.

Enfim
Hoje desejo o suficiente...

Bom dia!

DOIDINHA DA SILVA disse...

Que ótima dica...
Adorei , vou procurar ver...

Mônica disse...

Feliz dia das mamães
com carinho Monica

PAULO SABIO disse...

Li seu blog hoje pela primeira vez, vi uma menção à ele, salvo engano, num programa da cultura...Cada vez mais chego à conclusão de blogs são o que há de melhor na NET...Parabéns, mesmo !!!