sábado, 4 de julho de 2009

Reality show literário

Os aspectos mais marcantes da sexta-feira na Flip foram a presença de Chico Buarque, que entupiu as ruas e todos os espaços ao redor da Tenda do Telão – e que bom que era por um brasileiro! – e a prótese que o mexicano Mario Bellatin usou em sua mão direita na mesa compartilhada com Cristóvão Tezza: um pênis de metal.

Explica-se: o escritor é vítima de Talidomida e nasceu sem parte do braço direito. Provocador e “muderno”, costuma usar próteses diferentes de acordo com o humor: pode ser um gancho, uma flor metálica, uma escultura abstrata. Mas para a platéia da Flip, ele reservou algo diferente. Cá entre nós, achei um pouco além de todos os limites!...

Que mais?

O jornalista norte-americano Jon Lee Anderson, biógrafo de Che Guevara, disse na Casa de Cultura que adora o filme de Walter Salles, Diários de Motocicleta, mas que detestou Che, de Steven Soderbergh. “Não conseguimos entender como aquele jovem idealista se converteu em um revolucionário. Ficamos nos perguntando: mas por que esse homem está andando no meio do mato?”

Sophie Calle e Grégoire Bouillier discutiram a relação na frente a centenas de pessoas - fumando muito como bons franceses. O motivo desta mesa, chamada Entre quatro paredes, está descrito no post anterior Te cuida! Algumas falas deles:

Sophie:
“Eu pedi que 107 mulheres interpretassem aquele email. (...) Convidei diferentes profissionais (...) No fim, eu me descuidei e o papel com a mensagem acabou sendo comido por um papagaio.”
“Eu preferia que o Grégoire voltasse. Se ele voltasse, meu projeto perderia o sentido. Mas como ele não voltou, me afundei no trabalho.”

Grégoire:
“Não é proibido terminar o namoro com alguém. É um direito fundamental do ser humano começar a amar alguém e deixar de amar.”

Sophie não é escritora, é uma artista. Acho que a mesa com os dois não caiu no ridículo - pelo contrário, a platéia se manteve cativa o tempo todo – porque ela expõe sem defesas a sua fragilidade. A gente percebe que é autêntico. É a vida real. Um reality show literário ao vivo e a cores. Parece que o mundo caminha pra isso, né?

Abaixo, a exposição Prenez soin de vous, com a interpretação do "fora" dado por email, em Nova Iorque. Dia 10 de julho, estará em São Paulo.



8 comentários:

Paloma Flores disse...

A discussão dos dois eu queria ter visto. Quero muito ir a essa exposição, adorei a ideia dela. Imagino mesmo que não deve ter caído no ridículo. Já li muito sobre a história que originou a exposição e acho mesmo que ela foi autêntica e sincera.
Chico? Deve mesmo ter sido ótimo!!!
Pênis de metal? Bom, não sei para o público, mas, para mim, é um pouco de mal gosto... Mas isso deve ser porque sou meio conservadora, mesmo...
Beijos! Ótimo Flip pra você!!!

Paloma Flores disse...

Aliás, MAU gosto.

Babi Mello disse...

Diários de Motocicleta é maravilhoso mesmo e naquele filme nos mostra um pouco do que poderia se tornar o Che. E fico feliz por ele ter gostado do filme do Walter Salles, bom para os cineastras brasileiros que sinceramente mandam muito bem.
Bj! Valéria e continue nos mantendo informados.

Mônica disse...

Nossa! Só de ter visto o Chico Buarque já valia a pena para mim!
Mas gostei de tudo que contou
Obrigada por dar boas noticias para nós. Já estou cansada do Mickeu e do seu enterro, ou velorio ou memorial.
Mas vou ver tudo. Se der porque vamos de novo no médico com a mamae na terça.. Mas ela vai estar melhor tenho certeza. Pois os remedios estão dando certo.

Mônica disse...

Faça uma boa viagem!
Com Deus
Vou estar no Rio sexta,sabado e domingo.
Que dia mesmo que voce estará lá?
Acho que não vou poder ficar mais por causa da asma de mamae.
E também se ela melhorar de tudo, tenho que passar as ferias em santo Antonio com minha sobrinha.
Com carinho Monica

Unknown disse...

Será que a exposição da Sophie vem pro Rio? Segundo o Globo, o mal estar entre eles não era mto verdadeiro, pq os dois foram vistos juntos, de mãos dadas... Será que isso foi depois da lavagem de roupa suja? bjs AH, voltando àquele meu post e vc falando sobre o Chico.. Eu tb não daria pra ele! hahahaha

Carolina disse...

Sobre Sophie e Grégorie: era um momento que gostaria de ter presenciado.

Sobre Diários...amei e não gostei do filme de Soderbergh, acho que ele não captou a essência do Che.

bjos

Lisa Nunes disse...

Valéria
Eu li a reportagem da Sophie Calle e do Grégoire Bouillier na última M.Claire, o título da matéria diz que ela quiz se vingar do fora que levou dele, publicando o 'email do fora', foi quando ela tornou a público o uqe essas mulheres interpretaram. Parece que apenas uma destas 107 mulheres, aprovou o que ele fez, por que disse que nunca nenhum homem terminou com ela com tamanha descência. Meu Deus, que mundo nos vivemos? Tem um dos capítulos do Sex And The City que o cara termina com a Carry por 'POST IT', você lembra?