quarta-feira, 22 de julho de 2009

A noite escura da alma

Na noite profunda e escura da alma são sempre três horas da madrugada.” Ouvi essa frase sendo creditada ao religioso e místico espanhol San Juan de la Cruz (1542-1591), e também citada por F. Scott Fitzgerald em um de seus livros. Ficou gravada dentro de mim e, nos dias subseqüentes, reverberava em meus ouvidos. O que, afinal, quer dizer?

Primeiro, pensei: “de fato, quando estamos na pior, parece que a noite nunca vai acabar. E três horas da manhã é o meio da noite.” Mas depois concluí: “Epa! O meio da noite é meia-noite e não três da manhã.” Então compreendi: às três horas falta pouco para o dia raiar. O mundo parece estar no fim, tudo parece estar perdido, mas com um pouco de paciência e persistência, veremos a luz do sol.

Ontem, me peguei citando San Juan de la Cruz para um amigo que me ligou raivoso, dizendo que iria parar a análise porque não está adiantando nada, que a mulher que ele ama não que vai voltar etc, etc, etc. Falei: “Calma, espera o dia de hoje passar, dorme e acorda, amanhã você pensa nisso de novamente, de uma outra maneira.” Ele desligou mais tranqüilo.

À noite, alugamos um clássico do cinema em DVD, Uma aventura na África (1951), com Humphrey Bogart e Catherine Hepburn. Lá pelas tantas, o barco em que navegam encalha em um pântano. Ele fica doente, ela reza a Deus encomendando a alma deles ao paraíso. Dormem. Chove. O volume do rio aumenta e a câmera se distancia, mostrando que eles estão a poucos metros de um imenso lago.

Na noite profunda e escura da alma são sempre três horas da madrugada. Logo irá amanhecer.


17 comentários:

Claudia Pimenta disse...

oi valéria! bela reflexão... às vezes, a mudança do ponto de vista é o principal... e noite vira quase amanhecer! bjs, querida!

Carol Bessa disse...

Em filmes de terror americano, 3h da manhã é a hora do diabo. É mais ou menos como a gente pensa aqui, que meia-noite tudo pode acontecer. He,he, he
Bobagens à parte, adorei sua reflexão.

Babi Mello disse...

Lindo Valéria, logo ira amanhecer e novos horizontes virão.
Faz pensar, e o pior que porque agimos por impulso, ainda bem que o seu amigo te ligou e vc conseguiu acalma-lo.
Bjocas!

Lisa Nunes disse...

Valéria,
que interessante, esta frase é muito profunda.Me fez lembrar que tenho acordado normalmente exatamente as 3h da madruga e geralmente perco o sono; é o que os médicos chamam de insônia quebrada, e o pior é que acordo com a corda toda, querendo levantar e ir trabalhar. Será que Freud explica?

Lisa Nunes disse...

P.S: Também já me assustaram com essa mesma colocação da Carol Bessa.. uiui, que meda!!!!

Halime disse...

Nossa, que lindo. Adoro seus posts. Já disse isso algumas vezes, né? Nas minhas piores fases, o que me segurava era pensar que, em algum momento, as coisas iam acabar melhorando. Eu tive um professor de matemática que, um dia, disse: "Nem sempre a vida vai ser uma cobertura de bolo, mas também nem sempre vai ser um monte de merda". Meio filosofia de bar, mas é por aí. Sempre pode piorar, mas sempre pode ser o inverso. Beijo!!

figbatera disse...

Legal isso! Melhor pensar assim.

Em contraponto a essa "esperança" li sobre um ditado usado por fazendeiros do sul dos EUA (está numa postagem feita pelo nosso colega Salsa, do ótimo http://jazzigo.blogspot.com) que eu achei interessante:
"I don't worry about a thing, because nothing's got to be all right".
É de um "alegre" pessimismo, como bem disse o blogueiro.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Valéria,
Bela interpretação.
E bela foto.
Beijos.

Mônica disse...

Eu perco o sono com muita facilidade. E acordo de madrugada. 7 horas já está tarde para mim!
E se estou preocupada, não durmo de jeito nenhum esperando o amanhecer que é mágico e faz a gente esquecer os temores.
Com amor
Monica.

Andrea disse...

que lindo Valéria, é isso ai devemos esperar sempre "amanhecer " pra poder refletir .

Unknown disse...

Só amanhece rápido quando você quer dormir um pouco mais. Muito lindo! Bjux

Buda Verde disse...

"Here comes the sun"

Myself disse...

Que jeito bom de encarar as adversidades =)

Beijossss!!!

Jacque disse...

Tenho um selinho sem regras para você no Blog ARCO - IRIS ENCANTADO.

Beijo.

Jacque

Uma mãe em apuros! disse...

Gostei. Tocou minha alma.
Belo dia querida :)
bj

Carolina disse...

Bem assim mesmo, na calada da noite todos os problemas são dimensionadas.
Acredito muito nisto que no outro vou enxergar, determinada situação, com outros olhos. Isto me ajuda a controlar a ansiedade.

bjos

DOIDINHA DA SILVA disse...

Aproveitei seu Post para um post meu que fala da minha "noite escura da alma"...