quarta-feira, 15 de julho de 2009

50 anos sem Billie Holiday

Nesta quinta-feira, estou produzindo um evento no Telezoom, uma palestra do escritor e jornalista Roberto Muggiati sobre a cantora norte-americana Billie Holiday, cuja morte completa 50 anos no dia 17 de julho.

Billie nasceu em Baltimore quando sua mãe tinha apenas 13 anos. Foi violentada antes dos 10 e novamente na adolescência, sendo que o criminoso foi pego em flagrante e ficou três meses preso.

Essas e outras marcas foram muito profundas e apesar da glória e do sucesso na vida adulta, ela não conseguiu superar. Como muitos artistas que conhecemos, morreu sem dinheiro e com a saúde debilitada pelas drogas e álcool. Mas deixou centenas de canções maravilhosa, principalmente interpretações maravilhosas, pois ficou conhecida como a cantora que nunca cantava uma mesma música de uma mesma maneira. Tudo dependia do seu estado de espírito, e apesar de toda dor e sofrimento ela conseguia filtrar a negatividade e nos oferecia o melhor através de sua voz.

Roberto Muggiati, uma curiosidade, foi contemporâneo do meu pai na revista Manchete e assumiu o posto de diretor de redação após a morte dele, em 1983. Eu o conheci quando criança e hoje é meu cliente na agência literária... Coisas da vida!

Convido os que moram no Rio de Janeiro a ir ao Telezoom (http://www.telezoom.com.br/espaco/) nesta quinta, às 20h. Vocês vão gostar e ver/ouvir boa música, clipada do YouTube pelo Roberto. Abaixo, uma amostra: Billie acompanhada de Louis Armstrong.

8 comentários:

Babi Mello disse...

O que posso desejar a você Valéria senão sucesso nesse novo evento, afinal você merece.
Sobre a história da Billy, que triste, acredito que artista brilhantes que se afundam em determinado vicio acontece pela falta de amor, apoio e estrutura familiar.
Bj!

Halime disse...

Ô, querida, amanhã, estarei num lançamento que promete ser cheio, mas, se conseguir, dou uma passada pra te dar um beijo. Te desejo toda sorte amanhã! Beijão :)

Paloma Flores disse...

Ah, eu já ouvi muitas interpretações dela. Realmente, uma voz maravilhosa. Mas não sabia da história de vida tão triste que ela teve.
Tomara que o evento seja ÓTIMO!

Vanderhugo disse...

Tava aqui, matando a saudade de "A pausa..."

Muito bom mesmo Billie Holiday. Há vozes que são únicas...

andei sumido, mas espero voltar a ter regularidade no meu blog e a contar com os seus comentários...

(a propósito, devo ir ao Rio na próxima semana,e, se der, gostaria de contactar vc...)

Bjs

Pablo Lima disse...

ah; como é bom fazer faxina na casa ouvindo lady day! sublime...

Érico Cordeiro disse...

Cara Valéria,
Nesse exato instante, você deve estar atarefadíssima com os últimos preparativos do evento.
Tenho certeza de que será um sucesso - e espero que você poste alguma coisa a palestra, que será maravilhosa.
Sucesso e um fraterno abraço.

Dione disse...

Muito obrigado pelo recadinho de aniversário, tá?

Um grande beijo...

P.S. Faço minhas, as suas palavras quanto ao show do Roberto...

Maria Alice disse...

Ainda estou sob o impacto da belíssima palestra que Roberto Muggiati fez ontem no Espaço Telezoom sobre a Billie Holidaday, foi uma noite memorável!!!
Valeu minha amiga, vc está de parabéns!
Bjs