sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Fórum das Letras de Ouro Preto 2009

O Fórum das Letras de Ouro Preto acontece no Centro de Convenções, na parte baixa da cidade. Em sua 4º edição, o evento cresceu, são 70 autores convidados. Cheguei ontem às 14h, a tempo de assistir à mesa A mulher em Guimarães Rosa e Machado de Assis: há como desvendar o enigma de Capitu e Diadorim? Nenhum autor famoso, mas alguns professores renomados da área de literatura. Uma delas, Marli Fantini, de óculos escuros, encantou o público ao ler trechos de Grande Sertão Veredas intrepretando-os tal qual uma atriz, com graça e paixão. Foi muito aplaudida.

De tudo o que foi dito nessa mesa, ficou para mim a lembrança das comparações feitas pelos autores - Guimarães Rosa e Machado – para descrever os olhos de suas magnas personagens: Capitu tinha olhos de ressaca, que faziam Bentinho temer ser tragado por eles; Diadorim tinha olhos de água dos rios, que mudam de cor dependendo da hora do dia e dos caminhos que percorrem.

Com quem vocês se identificam mais? Acho que sou mais Diadorim do que Capitu...

***

O público que freqüenta o Fórum das Letras é mais universitário, dado o perfil da cidade em que se realiza. Devido a isso, há pouca venda de livros. Após as mesas redondas, dificilmente há a tradicional fila de autógrafos. Afinal de contas, o universitário, normalmente, é um ser duro.

Por outro lado, não existem aqueles papéizinho impessoais da Flip, em que as pessoas escrevem suas perguntas sem identificar. Na FLOP, a platéia tem microfones à disposição para falar à vontade – o que algumas vezes foge do controle da organização do evento.

Hoje pela manhã, um momento bonito. Durante a mesa 1808, a invenção do Brasil, com a presença do best seller Laurentino Gomes, uma senhora negra e idosa, tomou a palavra para dizer que graças ao Fórum das Letras havia retomado os estudos e estava conseguindo ler livros. Agradeceu a presença dos autores e especialmente a Guiomar de Gramont, idealizadora da FLOP, que ficou com os olhos cheios de lágrimas.

3 comentários:

Denise Egito disse...

Ah, viajou? Volta logo! Quero conversar!
Beijocas e aproveite OP por mim...

Unknown disse...

olá boa tarde, eu gostaria mt d obter alguma informaçao sobre o forum das letras 2009. tenho o interesse de participar do evento deste ano mas nao estou encontrando informaçoes sobre o mesmo

mary moon disse...

FORUM DAS LETRAS EM OURO PRETO


Para mim, Ouro Preto é e será , “uma musa natural”,onde sempre respirei arte , romance, política : ( Luz, Câmera, Ação ).

Grande parte da minha fantasia de adolescência /juventude foi inspiradas nos belos ângulos daquelas ruelas, passos e praças , onde vislumbramos ladeiras meio a casarões e pomposas igrejas de trezentos anos, perfazendo um conjunto arquitetônico inesquecível.

Com certeza, jamais deixará de inspirar, poetas , músicos, pintores , artistas ,amantes intelectuais ou não; gente de toda a sorte que por ali passam,provam sua comida e bebida ,brindando numa atmosfera misteriosa, a cidade que sempre terá um segredo a nos revelar.



MARY GUIMARÃES PINTO
SOCÓLOGA 53 ANOS
NOVEMBRO 2009.