terça-feira, 6 de julho de 2010

Sônia aos 60

"Pelos amores que vivi, pelos homens que tive, pelos filmes que fiz e pelas pessoas incríveis com quem trabalhei, devo ter uns 400 anos".

A frase é de Sônia Braga ao completar 60 anos, em entrevista à revista Serafina, da Folha de S. Paulo, quinze dias atrás.

Sônia namorou durante três anos o Robert Redford. Os dois iam acampar juntos nas montanhas. Foi paquerada pelo Clint Eastwood. Namorou o também ator e mergulhador submarino Arduíno Colasanti, e os dois passavam dias em um barco, nus, comendo os peixes que ele pescava.

Sempre admirei a Sônia por esse desprendimento em relação ao corpo. Conta o Hector Babenco que, durante as filmagens de O beijo da mulher-aranha, um dia, ela entrou no estúdio pelada. Ele repreendeu o assistente por não ter lhe oferecido um roupão, mas ela explicou: "Todos ficam esperando a hora de eu tirar a roupa. Então, resolvi entrar nua para acabar logo com aquela expectativa. Todo mundo relaxou e eu pude trabalhar". Ou seja, antes de tudo ela é e sempre foi uma atriz.

Durante quatro anos morei em um prédio tipo casa no Jardim Botânico. Eu morava no terceiro andar e a Sônia no térreo. Seu apartamento tinha poucos móveis e muitos posters de filmes como Eu te amo e Dama do Lotação. Ela raramente parava ali, mas quando estava, andava de calças largas, sandália de dedo, maquiagem nenhuma. Uma diva natural.

Vamos dar os parabéns à eterna Dona Flor, a perene Gabriela, a Tigresa para quem Caetano Veloso compôs a música. Sônia Braga.


7 comentários:

Limão com Sal disse...

Ela ter namorado do Robert durante 3 anos já é motivo d´eu olhar pra ela e ficar de boca aberta.
sinceramente não a acho um modelo de muher bonita, acho que ela construiu uma fama em torno dela e se sensualizou como "mulher brasileira". Mas se deu, certo, então tá beleza né?
Quiser eu chegar aos 60 fazendo moçoilos morder os lábios ao me ver...
belo post.
Bj

Gerana Damulakis disse...

Parabéns para a atriz!

Sergio disse...

À Sônia que varreu as calçadas do Rio, eu desejo vida longa e sabedoria sempre mais iluminada e renovada! É uma musa por quem tenho um respeito e uma admiração incomensurável. Parabéns pela lembrança, a homenagem e a foto, cuidadosamente pinçada.

Carolina disse...

Legal este desprendimento relax dela...

bjos meus

olney disse...

Eu tb sou fã da moça...

Rosane Queiroz disse...

Oi Valéria

voce sempre com uma surpresa, agora foi vizinha da sonia braga!
bom, eu tive a chance de entrevista-la para marie claire e ela foi uma simpatia, falou e falou e falou

Beijos

Anônimo disse...

essa mulher é exemplo típico da mulher gostosa, e isso não depende de beleza plastica nem de idade, porque mulher gostosa é pura e simplesmente... aquela que sabe fazer!