segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

As nossas escolhas

Uma viagem, por mais breve que seja, para junto da natureza, é sempre uma pausa no tempo.

Quando estamos cansados, acelerados, impressionados com o noticiário, preocupados com o orçamento, assoberbados com as tarefa sem fim, basta se afastar um pouco e... Plim! Tudo muda.

Há gente que vive de forma diferente da nossa. Menos preocupações, menos posses, mais simplicidade, calma e beleza no dia a dia. Confesso que não sei se seria capaz de encarar um dia a dia assim; isso já foi um desejo, hoje não mais. Mas posso aproveitar, sim, um dia sem televisão ou computador, tendo às mãos um bom livro, cochilando nos intervalos a cada 10 páginas, enquando uma chuva cheirosa cai no fim de tarde lá fora, aliviando o calor do dia.

E assim, me dou conta de que o mundo, pelo menos o Brasil, o Rio de Janeiro, ainda tem muitas fontes de abundante água pura. Muitas montanhas cobertas de florestas, muitas flores coloridas que nascem ao léu, à beira da estrada, sem que ninguém se dê ao trabalho de semeá-las. Tufos de trevos de quatro folhas, pés de pitanga e de amora. Revoadas de maritacas gritando de alegria no alto das árvores, satisfeitas ao por do sol. Me contaram que todos os dias, ao por do sol, elas passam por ali em sua alegre algazarra que faz todos olharem para cima, em direção ao céu.

E eu volto tranqüila, lavada pela água do rio, os olhos bem abertos e despertos para o verde da estrada, os pedaços de rocha molhada brilhando ao sol, nas montanhas, as matas salpicadas de roxo das quaresmeiras em flor.

Como faz bem essa pausa do tempo, para sabermos que o mundo tem jeito, que sempre existe um lugar melhor, e que tudo pode dar certo - dependendo das nossas escolhas. (Pelo menos uns 90%!)



17 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Valéria,
Que foto linda.
Parece que você conseguiu ter uma boa comemoração do seu aniversário.
Recompondo-e das correrias, das preocupaçoes, conseguindo viver com simplicidade e admirando a natureza.De vez em quando,é disso qe precisamos.
Estou sonhando com uns dias assim.
Beijos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Valéria,
Desculpe, mas meu laptop está comendo letras.
Beijos

Claudia Pimenta disse...

oi valéria! ainda existem lindos lugares para as nossas pausas... bjs, querida!

Babi Mello disse...

A Pausa no tempo... tudo haver, relaxar, renovar as energias, desprender-se da rotina. Linda a foto, sei bem o que é a tranquilidade de águas como essa. Valéria... ler um livro em uma tarde de chuva é bom demais mesmo. E dar um time para nós mesmos é melhor ainda.

AC disse...

Eu sempre q venho aqui passando antes pelo seu perfil (e não diretamente pelo link do Café) fico "viajando na relação" entre pausa do tempo e matéria de sonho... Esse post é quase um exemplo de que é na pausa do tempo que se elabora a matéria de sonho. E aí lembrei agora do "Tudo é sonho!" do Caldeiron de la Barca (acho...) e que foi uma peça lindíssima de um diretor Não Sei O Quê Vilela - por onde andará?
Vc tem razão: são escolhas - sempre, sempre, sempre. Eu não cedo um milímetro a essas interpretações vagabundas que resposabilizam "os outros" passados, presentes e futuros - interpretações que são "mãos de ferro sob luvas de pelica": fingem nos defender para melhor nos tiranizar. E exemplo reais não faltam entre as nações e as famílias, entre as pessoas...
Eu estou tentando já faz tempo me tornar cada vez mais simples e barato - meu reino tb não é desse mundo. Estou cada vez menor - e quanto menos tenho, mais dono de mim me torno...

AC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tatiana disse...

Passei um mês na Bahia absolutamente fora do circuito cerveja-axé. Litoral norte e Chapada Diamantina.
Voltei pensando a mesma coisa. Preciso de ar puro e de mato pra olhar Preciso de água limpa. Mas não psso largar tudo e viver assim. Tô procurando um meio termo.

Marisa Pimenta disse...

Oi Valéria, obrigada pelo seu convite, mas p mim não daria por ser à noite, moro em Niterói. Mas eu já li bastante sobre ela em outra época, quis prestar essa homenagem pq ela foi presente em minha infãncia e um pouco da juventude. Tenho uma maiga q tb escreveu uma linda biografia dela.
Porém agradeço o teu carinho. Seja sempre bem-vinda. Bjks

Denise Egito disse...

Ah, isso é maravilhoso!!! É exatamente como me sinto. Não vejo a hora de pegar a estrada de novo, fazer uma nova trilha, respirar ar puro, não ouvir barulho de carros...

Pablo Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
biatrixx disse...

Querida, foi muito maneiro nos encontrar nesse fim de semana.
O engraçado é que estava falando de vc com o Lu, dizendo que no dia seguinte seria seu aniversário e... tchum, te vemos na pizzaria.
Adoramos.
um bjinho

Marisa Pimenta disse...

Oi Valéria, gostaria q vc mandasse o endereço da Estação das Artes, onde o Rui Castro vai dar o curso e qdo começa, por favor , pois tenho uma amiga interessada. BJks

Buda Verde disse...

e viva o rio!

Vanderhugo disse...

Pois é...
gosto dos seus comentários pelo que eles contém de simpatia e de sinceridade. Obrigado!

Quanto à pausa do tempo... sabe que eu ainda não estive no Rio? Passei algumas vezes pelo aeroporto, apenas... parece que, apesar dos pesares, o Rio continua lindo, né?
Bjs

Myself disse...

É verdade.
Gosto de dar essa pausa na praia.
E a praia de RJ é a mais gostosa e linda que já vi!

Beijos!!

Adolfo BorgesFilho disse...

Um feliz encontro, hoje, na Argumento valeu, para mim, como uma "pausa no tempo". Nem precisei sair do Rio! Aliás, o teu texto está excelente e, por mais uma dessas coincidências da vida, coincidiu com um pensamento que passou por mim hoje. Ah! Não achei o meu comentário; lembro-me que elogiava a "Saudação ao Amanhecer".Aguardo a newsletter.Bj.
Adolfo.

Anônimo disse...

Queria sempre ter tempo e $$ pra essas pequenas pausas que renovam... É muito ruim ver como o dia-a-dia, relações estressantes, frustrações nos deixam pra baixo e a gente precisa se reencontrar sempre, se reinventar... Mas a certeza de que pode ser diferente, ameniza a ansiedade. Bjs!! Suas palavras são doces como vc, consigo te ouvir narrando o texto!