sábado, 6 de dezembro de 2008

Repensar a vida

Há filmes que fazem a gente repensar a vida inteira. Tem que ter disposição e coragem para assistir, sabendo que no final, não há como desligar e esquecer. O filme nos acompanha o resto do dia, na cama à noite, antes de dormir, e no dia seguinte também.

Um desses filmes é Invasões bárbaras, de Deny Arcand. Outro, eu assisti em DVD recentemente: O escafandro e a borboleta, de Julian Schnabel, diretor que passou pelas artes plásticas antes de se dedicar ao cinema.

O filme conta a história verdadeira do editor-chefe da revista Elle francesa, que sofreu um derrame aos 42 anos, em 1996, e restou-lhe apenas o movimento do olho esquerdo. Graças a um sistema de comunicação que combina as letras do alfabeto com piscadelas, ele escreve e publica um livro.

Histórias de superação existem aos montes e são inspiradoras. A maneira como é narrado O escafandro e a borboleta é que o torna diferente. Música e imagens se combinam não necessariamente em ordem cronológica para dar uma idéia de como é a vida de Jean-Do, o protagonista. Trechos do livro verdadeiro são o fundo musical dessa história triste, mas que nos remete ao AGORA e ao que fazemos e queremos de nossas próprias vidas.

Repensar a vida em fim de ano faz bem...




10 comentários:

Adriana Calábria disse...

Esse filme é uma lição profunda. Eu vi e me emocionei bastante. Pena que foi tão pouco divulgado.
Abração!

Adriana Calábria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pâmela disse...

E viver o presente também.
Sempre o presente! Não só em fim de ano... Hehehehehehe!
Beijos!

Andrei disse...

Oi Prima,
Vamos retomar nossos contatos. Anote aí: telefone da Dora - 55 99532105. Telefone do Juliano (em Porto Alegre) - 51 9949.7296. E, é claro, o meu telefone (estou morando em Pato Branco, no Paraná) 46 3225.4115. Mande notícias.

Beijos,

Andrei

Anônimo disse...

Não só repensá-la, devemos identificar o quê não valorizamos o suficiente e passar dar o devido respeito a tais imposturas.

Uma sugestão de filme pra vc: Mar a dentro.

Bjokas.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Valéria,
Também gostei muito desse filme.
beijo

Hazel Evangelista disse...

Bom dia! Desafio para ti na Casa Claridade.

DOIDINHA DA SILVA disse...

Obrigada pela dica...
Tem dicas de livros também ?

Fernanda disse...

pensar na vida...
nada melhor do que fazer isso e colocar as ideias no lugar=)
adorei o blog=)

Valéria Martins disse...

Mônica, o livro mais tocante que li em 2008, e que já comentei no blog é "Sobrevivi para contar" (ed. Fontanar). Emprestei a minha secretária e ela também amou. Ficamos nós duas comentando o livro ao longo do ano. Leia correndo. É um livro sobre o perdão.