sábado, 20 de dezembro de 2008

And so this is Christmans...

... And what have done? A música de John Lennon sempre cai bem nessa época. Um ano terminou, outro vai começar e o que fizemos?

Uma coisa que faço é uma lista, ou melhor, duas: primeiro, escrevo as coisas BOAS que aconteceram ao longo do ano; depois, escrevo as coisas consideradas ruins num primeiro momento - porque com o tempo podemos compreender a importância desses fatos, por que sucederam, seus desdobramentos. Às vezes, leva muito tempo para esse entendimento chegar, mas um dia chega!

Voltando às listas, elas são importantes para nos dar a dimensão de que, de modo geral, as coisas boas acontecem em maior número e se sobrepõem às "ruins". Vou dar um exemplo: a primeira vez que fiz esse exercício foi no ano em me separei, perdi o emprego e minha empregada ficou grávida, hahaha! Agora, consigo rir...

Esses três fatos encabeçavam a lista "ruim", mas, por outro lado, a lista BOA era enorme. Nesse mesmo ano, ganhei uma viagem de trabalho a Fortaleza e revi amigos com os quais havia perdido contato. Todos não só lembravam de mim, como me receberam calorosamente. Também realizei meu sonho de conhecer pessoalmente Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin, quando esteve no Rio. Isso sem falar em novas amizades, amores, alegrias que me fizeram ver que a vida é bela e sempre continua... para o bem.

Até mesmo acontecimentos trágicos têm desdobramentos bons, se a pessoa tiver energia para se levantar e continuar caminhando. O filme Tudo sobre minha mãe, de Almodóvar, fala exatamente sobre isso, e é um dos meus favoritos dele.

Feliz Natal a todos, tudo de bom, muitas coisas BOAS para todos nós em 2009!

(Abaixo, eu e Mr. Jimmy Page no aniversário da Casa Jimmy, em Santa Teresa, Rio de Janeiro/RJ - Outubro de 2005).



12 comentários:

Carolina disse...

Valéria, gostei da idéia de listas de retrospectivas, sempre faço a do ano que está chegando, mas jamais a do balancete final. Vou adotar!
Eu gosto muito de listas porque me dá uma visualização e sensação de organização, sempre acho que alinho o que está bagunçado.
Por exemplo: quando estou numa situação conflituosa faço uma lista de pós e contras, de ônus e bônus. Este exercício me dá um certo distanciamento da situação, me deixa com um olhar mais crítico ou talvez mais racional e me ajuda a achar o melhor caminho.
Manias, cada qual com a sua!
bjos

Babi Mello disse...

Olá Valéria, a lista das coisas que aconteceram é importante e ainda sugiro que faça uma lista das coisas que pretende fazer e alcançar (metas) vou fazer a minha.
Abraços e merry christmans!

meus instantes e momentos disse...

ótimo post, como sempre.
Um feliz Natal.
Maurizio

Anônimo disse...

Olá Valéria,

aqui quem fala é tatiana q estava no belmonte ontem no aniversário da camila, tudo certinho!?? cara q inveja da sua fotinha com o mr. jimmy page!!
Um feliz natal e o ano novo com muitas alegrais e rock and roll!!
=*

Buda Verde disse...

eu nunca fiz essas listas. talvez esse ano pelo menos uma, de coisas para fazer em 2009.
um item será: fazer listas no final do ano.

rs

page!!!
na boa, bolei, se te der uns cds do led que eu tenho você pede para ele dar uns autografo?
sou fã!


beijão.

Anônimo disse...

Pô, Jimmy Page né poucam coisa não hein?! Massa!

Acho que as coisas ruins que passamos viram coisas boas quando a gente aprende com elas, pois concordo completamente com você nesse aspecto. Embora ainda assim tenhamos experiências que não nos acrescentam nada.. Mas essas a gente dá um jeito de sobrepor com outras coisas boas... ;)

Bjokas, e boas festas.

Denise Egito disse...

Val,

Vou fazer uma lista. Até hoje, eu só tinha feito de qualidades e defeitos dos namorados. Hahahaha Beijos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Valéria,
Como as coisas ruins pesam muito, a gente fica com a impressão de que elas existem em maior número. Por isso, sua idéia das listas é muito boa. Dá para fazer um balanço real.
Feliz Natal e um 2009 com uma lista enorme de coisas boas.
Beijos

Adriana Calábria disse...

A minha lista de BOAS está muito extensa esse ano. Graças a Deus!
Bjsss

DOIDINHA DA SILVA disse...

Gostei da idéia das LISTAS também...
Bom Natal pra você !

Pablo Lima disse...

que dupla! do barulho! (:

abração!

anareis disse...

Feliz Natal.Estou fazendo uma campanha de doacoes pra montar uma minibiblioteca comunitaria na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todos.Aceito doacoes no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abencoe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com