domingo, 6 de abril de 2008

Filmes sobre relacionamento – 2º parte

Em novembro passado, numa mesa de jantar muito especial durante o Fórum das Letras de Ouro Preto (novembro 2007), em companhia de Suzana Vargas, dona da Estação das Letras, e dos escritores Sergio Sant´Anna, Cristovão Tezza e Marçal Aquino, ouvi deste último o seguinte comentário: "a verdade é que o melhor tema para se escrever é o relacionamento entre homem e mulher. Esse tema é atemporal e interessa a todo mundo". Fiquei surpresa, porque Marçal é mais conhecido como roteirista de filmes policiais como O invasor e Os matadores.

No dia seguinte a esse encontro, comprei seu romance mais recente, que está sendo transformado em filme, Eu ouviria as piores notícias dos seus lindos lábios (Companhia das Letras, 2005). Depois de ler percebi que, de fato, embora haja um contexto de suspense e violência característico da obra de Marçal, a trama principal é o romance pra lá de conturbado entre o fotógrafo Cauby e a misteriosa Lavínia.

Conturbada também é a relação da comerciante suíça Carola com o guerreiro Massai Lemalian em A Massai branca. O filme é baseado no best seller da autora suíça Corine Hofmann, lançado pela Ediouro no ano passado. Detalhe importante: ela é autora e protagonista da história, pois a narrativa é baseada em fatos reais.


Carola viaja pela África com seu namorado e está tudo bem entre eles. Ao atravessar um rio no Quênia, em uma balsa, ela vislumbra um guerreiro da tribo Massai. É amor à primeira vista. Carola termina com o namorado, que volta para a Europa sozinho. Vai em busca de seu amado, que mora no interior do país numa aldeia onde as habitações são de pau-a-pique, a água consumida vem de cacimbas cavadas na terra e a fonte de subsistência é a criação de cabras.

A história toda dura 5 anos. Ela vende sua loja na Suíça e monta outra perto da aldeia. Casa-se de véu e grinalda no meio das cabras. Fica grávida e dá à luz uma menina. Mas vocês pensam que é tudo lindo e romântico?

O romance entre os dois é maravilhoso, mas muuuiiitttooo difícil. As diferenças são abismos a ser transpostos. E eles vão cruzando-os, um após o outro. A beleza desses encontros, após cada dificuldade ser vencida, é emocionante. No fim, Carola volta para a Suíça, onde vive até hoje com sua filha.

Acredito que muita gente vai assistir ao filme e dizer: "que maluquice! É claro que não daria certo!" Mas... quem pode julgar? Carola ou Corine viveu, talvez, os 5 anos mais intensos de toda sua vida. Ainda escreveu um livro que vendeu milhares de exemplares e colaborou no roteiro do filme. Quem pode dizer que não deu certo? Deu sim... enquanto durou.

2 comentários:

Cardume Design disse...

Entrei aqui pelo Miojo!!! Parabénss!!! Adorei as indicações de filmes, qdo tiver tempo (hehehehe) vou pegar pra ver com certeza! um beijo!
Ana

Valéria Martins disse...

A quem possa interessar, Miojo é novo blog da minha amiga Rosane Queiroz, editora da Marie Claire e dona do Che Bar, em Parati. Está abrigado no site da revista Marie Claire. E ela indica A pausa do tempo como link favorito...
Entrem e confiram!