domingo, 23 de janeiro de 2011

El tigre - Buenos Aires

El Tigre é o rio Tigre, que deságua formando um delta ao Norte de Buenos Aires. É o fim da linha do trem. É um lugar com casas de veraneio enormes, espalhadas nas ilhotas do delta, daquelas que hoje custam caro, então, muitas estão abandonadas ou fechadas. Mas muitas são bem conservadas e habitadas, e remetem à época fausta em que Perón e Evita passavam férias nos hotéis do Tigre.



Descobri o Tigre na primeira vez em que fui a Buenos Aires, nos anos 90, e me encantei. Era um lugar meio deserto - ainda mais no outono -, e ainda havia o mistério dos canais que formam um labirinto, levando a lugares inimagináveis.

Todas as vezes que voltei a Buenos Aires, eu fui ao Tigre. Dessa vez, uma surpresa: era verão, pela primeira vez, pegamos um barco e fomos nos aventurar pelo delta.

O Tigre mudou muito, virou uma área realmente turística. Tem um museu de arte contemporânea maravilhoso, um mercado de artesanato e objetos para casa espetacular. Mas nada disso me interessou mais do que finalmente desvendar o delta.

Entramos em um barco cheio de gente, crianças, velhos, sacos de mantimentos, material de construção... Esses barcos são como ônibus e vão parando nos cais ao longo do Tigre.



O fim da linha era em um bar à beira rio. Fazia muito calor, um sol de rachar. Pegamos um mapa e fomos explorar algumas trilhas que havia por ali, passando por casas muito velhas e cais onde crianças se banhavam. Muito silêncio, o aroma das florestas de pinheiros, e o vento quente do verão argentino nos levando cada vez mais para longe do bar e da margem, até que os mosquitos resolveram atacar a voltamos.





Uma cerveja antes de embarcar de volta com o corpo cansado e alma em paz após esse break nas paisagens urbanas. O Tigre sempre foi o lugar do meu encontro com a natureza em Buenos Aires.


5 comentários:

Mônica disse...

Valéria
Mamae e eu fizemos este passeio também quando fomos em Buenos Aires.
Mas faz muito tempo. Acho que em 1993 ou 94.
Já estou de volta a BH.
com carinho Monica

Babi Mello disse...

Valéria
Que lugar aconchegante.... Tô precisando ir para um lugar desses.
bjos!!!

Anônimo disse...

Belo passeio!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DOIDINHA DA SILVA disse...

Adorei esta última foto....
Dá uma sensação de liberdade....