terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Aniversário em Paquetá

Dia 31 de Janeiro sempre foi um dia feliz para mim - é o meu aniversário. Por isso, gosto de fazer festa, reunir os amigos, etc. Esse ano, no entanto, a vontade sumiu... Outro acontecimento muito importante - bom - canalizou toda a minha energia e eu quis ficar quieta. Decidi respeitar esse sentimento.

Mesmo sem festejar, eu havia programado uma comemoração especial. Pois, no dia do aniversário, a gente tem que fazer algo diferente, que nos faça lembrar: "naquele ano eu fiz aquilo..."

Então, parei de trabalhar às três da tarde e fui... a Paquetá! Para quem não sabe, é uma ilha no fundo da Baía de Guanabara onde o tempo parou. Não há automóveis e todo mundo anda a pé, de charrete ou bicicleta. O romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, publicado em 1844, se passa lá e as casas do tempo da Moreninha ainda estão lá.




A viagem para Paquetá dura uma hora e dez minutos em uma barca enorme e antiga. No caminho, passamos embaixo da Ponte Rio Niterói, uma experiência interessante!



Chegando a ilha, alugamos bicicletas - R$ 3,00 a hora - e pedalamos por todo canto... Uma delícia, pois não há ladeiras, é tudo plano.




Relembrei as paisagens da infância, quando costumava ir com a minha mãe passar o dia. Levávamos uma cesta de piquenique com comida, alugávamos charrete, tomávamos banho de mar - já era poluído naquele tempo, mas sobrevivi! Lembranças muito boas.




Voltamos já com a noite fechada, sentados na proa da barca, sentindo o vento quente, observando as luzes da cidade ao longe.

Cheguei em casa cansada e feliz. Foi um maravilhoso dia de aniversário.

7 comentários:

Carolina disse...

Ai Val,que delícia de presente que você te deu!

Um beijo grande por este dia bacana de níver.

Felicidades!!!!

Carolina disse...

Ai Val,que delícia de presente que você te deu!

Um beijo grande por este dia bacana de níver.

Felicidades!!!!

Mônica disse...

Valéria
Como fui esquecer de seu aniversário!
Eu lhe desejo ainda dias de felicidade eterna.
Eu vou te copiar assim que for ao Rio vou pdir pra Marilia me levar em paquetá.
Já fomos mas não lebro de nada mais.
E este ano no meu aniversario em novembro vou querer que venha no churrasco que já estou sonhando.
Parabens em todas as linguas
com carinho sua amiga MOnica

Anônimo disse...

É bom parar tudo e sair,às vezes um programa simples fica p/sempre...
2003 comemorei por lá com meu filho o meu aniversário.
Foi um dos dias mais bacanas da minha vida.
Reitero felicidades!

Valéria Martins disse...

Obrigada, queridos amigos, pelos comentários e pelos parabéns. Beijos!

Ana Valeska Maia disse...

Valéria,

Depois que li teu post combinei com meu companheiro uma viagem a Paquetá.

As fotos e o texto são muito atraentes!

Grata por compartilhar.

Ah, mesmo com atraso te desejo parabéns pelo aniversário.

Bjs.

Anônimo disse...

Parabéns Valeria, excelente presente...quem é ou foi balzaquiana, sabe viver!