segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Inspiração

Eu sou o senhor do meu destino
Sou o capitão da minha alma

Esse é um trecho de um poema que serviu de inspiração a Nelson Mandela para que se mantivesse lúcido e firme ao longo dos 27 anos que passou trancafiado em uma cela em Robben Island, Cidade do Cabo, trabalhando nas minas de sal. Isso antes de ser eleito presidente e governar a África do Sul de 1994 a 1999, dando fim ao apartheid.

No filme Invictus (disponível em DVD), dirigido por Clint Eastwood, Mandela (Morgan Freeman) convoca François Pienaar (Matt Damon), capitão do da seleção de Rugby da África do Sul para uma reunião. O time está na pior e o povo africano torce sempre pelos adversários estrangeiros - uma distorção que reflete o ódio entre brancos e negros, resultado de décadas de apartheid.

- O que pode fazer seus rapazes acreditarem que são melhores do que são? - pergunta o presidente ao capitão do time. - Vou lhe dar uma dica: inspiração. Então, vou lhe dar de presente um poema...

Lembro de uma vez em que li no jornal sobre uma exposição de pinturas que Nelson Mandela havia feito na prisão ou logo após ser libertado, não sei ao certo. Eram lindas aquarelas com imagens marinhas em cores suaves. O jornalista perguntou:

- Mas o senhor passou 27 anos preso numa cela em que mal dá para abrir os braços. Como pode pintar imagens tão bonitas enquanto estava sofrendo tanto?

Ao que Mandela respondeu:

- Mas a prisão serviu para que eu aprendesse coisas muito importantes: a paciência, a esperança, o valor da liberdade... As pinturas são um reflexo dessas descobertas.

Se uma pessoa sobre a Terra serve para mim como inspiração, essa pessoa é Nelson Mandela.

Quem quiser saber mais, assista Invictus. Vale!


6 comentários:

Mônica disse...

Valéria
Eu li o livro Conquistando o inimigo de John Carlin de Nelson Mandela e o jogo que uniu a Africa do Sul
Mas voce descobriu muito mais coisas bonitas que eu.
Vou levar pro Rio . Se voce não leu eu te dou.
com carinho MOnica
A Marilia vai ligar pra voce esta semana.

Babi Mello disse...

Valéria eu já vi esse filme e de fato ele é fantástico, adorei e só me fez admirar ainda mais este ser maravilhoso.
bj!

Cris Tarcia disse...

Valéria, lindo pensamento, o filme ainda não vi , vou procurar

Beijos

Mônica disse...

Valéria
Hoje escrevi sobre o seu livro. Tinha ficado um amor, mas sumiu uma parte, não entendi o porque.
Então tornei a escrever mas não ficou muito bom.
Vou torcer pra nos encontrarmos porque os livros já estão na mala.
com carinho MOnica

Ana Valeska Maia disse...

Valéria,

Você é uma pessoa tão bonita!
A sensibilidade do teu olhar é encantadora.

Bjs.

Gerana Damulakis disse...

Não li o livro, nem vi o filme, mas Mandela, sem dúvida, é um ser humano exemplar.