sábado, 4 de outubro de 2008

Saúde, trabalho, felicidade

Achei curiosa a escolha e a ordem das palavras escritas a pilot sobre uma prancha de ímã, colada na geladeira da casa do meu sobrinho. Ele tem pouco menos de 40 anos e é um legítimo self made man carioca. Quer dizer, nasceu em berço esplêndido mas quando chegou à maioridade a família já havia perdido todo o dinheiro. Restava uma casa enorme, meio caindo aos pedaços, no Itanhangá.

Nessa casa ele e dois colegas, companheiros de surf nas ondas da Barra da Tijuca, começaram um negócio. Uma agência de publicidade. O negócio foi crescendo, crescendo, e hoje a Script é uma das mais bem conceituadas agências do Rio, quiçá, do Brasil. http://www.scriptonline.com.br/home/index.php

A casa caindo aos pedaços foi totalmente reformada e serve de moradia para ele, a esposa – empresária do ramo da moda – e os dois filhos de 4 e 2 anos. Eu sou muito orgulhosa desse meu sobrinho!

Venho refletindo muito sobre essa questão do trabalho pois estou numa fase de mudança, buscando melhorar de vida, crescer, prosperar. Todo mundo quer isso, mas tem gente que pensa em outras formas de ganho: loteria, casamento, sei lá! Para mim, por causa da minha história de vida, é importante que essa riqueza e properidade venham do meu trabalho.

Ao ler as palavras escritas com pilot vermelho na porta da geladeira, percebi que ali estava a receita de prosperidade do meu sobrinho, cuja "eficácia" é visível para qualquer um. E pensei:

1) Saúde – Eu tenho, graças a Deus!
2) Trabalho – Reclamo à beça do meu chefe, um capricorniano obcecado que chega na empresa antes de todo mundo e é o último a sair. Mas ele me ensina a pôr o trabalho na frente de tudo, e reconheço que esse aprendizado me faltava, e que quando almejamos os melhores resultados isso é necessário.
3) Felicidade – Palavra genérica que inclui sorte no amor, paz interior, família saudável e unida etc, etc, etc. Meu sobrinho é muito prático! Aliás, é capricorniano também.

Sendo aquário com ascendente peixes e lua em gêmeos, eu deveria estar vivendo em uma comunidade no interior, cultivando a terra... Será? Escolhi outro caminho. E vamo que vamo!

Segue trailer da comédia O amor não tem preço, disponível em DVD, que fala da busca da riqueza e properidade e nos faz refletir sobre POR QUE e PARA QUE queremos isso.

12 comentários:

Patrícia disse...

Muito boa essas palavras e muito bom deixá-las a mostra.
Acrescentaria união e harmonia, que fazem façam parte da felicidade, mas acho sempre bom frisá-las tb.
Como eu gosto de ler o teu blog. Sempre tem trechos que eu me identifico, como o de hoje no que tange ao trabalho, mudanças e vontade de mudar. Estou passando por um momento bem parecido mas ainda estou um pouco confusa em relação ao que eu quero começar a fazer, mas uma coisa está bem clara, fazer e trabalhar com o que eu gosto e me da prazer que são as diversas formas de arte, criação...
Vou em frente!

Um bom final de semana!
Bjs
Pat.

Valéria Martins disse...

Isso aí, Pat. Focaliza a intenção e mãos à obra. Trabalha!

Fernanda Pereira disse...

Menina, é o segundo post seguido que leio e cita capricornianos obcecados pelo trabalho. Essa gana e essa determinação irrefreável de ir adiante, e agora estou aqui repassando meus últimos dias e chegando a conclusão de que sim, isso realmente é de capricorniano!!

Enquanto todo mundo toma um cafezinho lá no estágio, eu estou plantada no computador fazendo fazendo fazendo...=/

Coloquei no meu mural tbem: Trabalho, saúde e felicidade(repare que a ordem é diferente)rs.

É a 1° vez que passo aqui, estou comentando nesse e agora vou ler o resto, tá?!

Beijos

Vamo que vamo!

Denise do Egito disse...

Val, eu sou capricorniana e não daria essa ordem do seu sobrinho, não... Primeiro saúde, sim, mas depois viria o amor (amor pelos filhos, pelos amigos, por alguém especial, por Deus). Com saúde e amor, o trabalho surgiria naturalmente.
Beijos

Marcia Regis disse...

Vavá,
Sendo libriana, eu sempre trabalhei feito capricorniana até perceber que felicidade faz parte da equação da prosperidade também, na qual incluo, como seu sobrinho, saúde em primeiro lugar e trabalho. Acho qur tudo depende do que a gente quer alcançar com o trabalho. Trabalhar no que a gente realmente gosta é a melhor fórmula para a gente atuar feito capricórnio. bjs!

Ana Carolina disse...

É isso aí, minha querida. Eu tenho muito dessa perseverança na minha vida. Hoje olho pros meus poucos bens e penso: nossa! consegui tudo sozinha, que incrível. E fico mais feliz ainda ao ver que tenho uma pessoa tão importante na minha vida ao meu lado.

Vc sabe o quanto ralo pra cada vez mais alcançar meus objetivos e achei muito bacana ver vc escrevendo sobre isso. Eu tenho essa crença que arregaçando as mangas a gente consegue muita coisa. Mas também aprendi algo importante: sou feliz com o que tenho. Esse é um detalhe essencial.

Um beijo, minha amiga.

Claudia Goulart disse...

Só descordo da questão trabalho.
Colocar o trabalho a frente de tudo...não acho uma boa opção.
Siga sua intuição.
bj

Pâmela disse...

É, também acho que nosso dinheiro deve vir do nosso trabalho.
Todo o resto vem muito fácil e não damos o valor devido. por isso, se vai fácil também.
Boa sorte aí com as mudanças de rumo na vida profissional.
E ótima semana para ti!

Lily disse...

Acho que esse trinômio faz todo o sentido! Porque uma coisa puxa a outra... Saúde para trabalhar e trabalho para conquistar a felicidade! E uma pessoa feliz, geralmente atrai saúde pra si! Então, fecha-se o ciclo! :)

Querida, acabei de postar, em edição extraordinária! Se quiser, dá uma passadinha lá! ;)

bjksss

P.s.: Aquarianos e Capricornianos juntos? Tenso!

instantes e momentos disse...

Valeria , bom dia. Muito bom teu blog, gosto de voltar aqui. É bom ver alguem vencer por seu próprio esforço.
Vira exemplo.
Apareça amiga, sinto falta das tuas visitas no meu blog.
Um beijo
Tenha um dia feliz
Maurizio

Carolina disse...

Muito boa a classificação, e concordo, é bem por aí.
Como boa geminiana com ascendente em leão e lua em áries, apesar de todo fogo que me cerca, tbém acredito nestes pilares na vida.
bjos meus

Rodrigo Amado disse...

Valéria, fiquei muito orgulhoso e feliz de ver no seu Blog o texto sobre "saúde, trabalho, felicidade". Ontem quando nos encontramos, cheguei a comentar que o imã não estava mais na minha geladeira mas quando cheguei em casa fui ver ele continuava lá só que em outro lugar, no microoondas. Dando minha contribuição sobre as palavras, que minha esposa Patricia escreveu, e que você está me fazendo refletir sobre elas pela primeira vez, acho que saúde é a base de tudo, trabalho é o que movimenta tudo e felicidade é tudo (amor, diversão, família, amigos, dinheiro etc. e até ter saúde e um trabalho que se goste). Beijos e obrigado pelo post. Seu Sobrinho.