quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Ontem, dia 15 de janeiro de 2008, apareceu um lindo arco-íris no céu. Fato incomum! São tantos os fatores que precisam ocorrer juntos, para que se forme um arco-íris, que o considero tão raro quanto um eclipse.
Ontem o dia estava claro, mas às seis horas da tarde começou a ventar forte e logo veio a chuva. Pingos grossos e perfumados. Descendo as escadas da empresa onde trabalho, antes mesmo de alcançar a rua, senti o cheiro do chão e da terra molhados e soube que estava chovendo (passo o dia trancada numa sala com as persianas abaixadas, pois tudo o que se pode ver além da janela é um muro).
Entrei no táxi e, ao chegar no Campo de São Cristóvão, percebi que o sol se punha à direita lançando seus últimos raios fortes de verão nas gotas, contra o céu cor-de-chumbo à esquerda. Comentei com o motorista: "vamos ficar atentos, vai aparecer um arco-íris" (eu era boa nas aulas de Ciência). Mal acabei de falar, ele começou a se esboçar no céu. Inicialmente fraco, quase transparente, mas à medida que a luz do dia diminuía foi ficando mais e mais forte e definido. 180º de arco-íris! Me deitei no banco do carro para admirá-lo e continuei nessa posição depois que o táxi atravessou o túnel Rebouças. No céu do Humaitá, dava para enxergar nitidamente todas as suas cores: lilás, anil, azul, verde, amarelo, laranja, vermelho. As pessoas paravam nas ruas, indiferentes à chuva, para tirar fotos com seus celulares. Passei por uma moça distraída numa esquina, pensativa, e falei: "já viu o arco-íris?" Ela olhou para o céu e sorriu: "É mesmo!..."
Independente de qualquer coisa, um arco-íris é um sinal muito positivo. Viva 2008!

Nenhum comentário: