domingo, 1 de junho de 2014

A lição do Amor

A lição do amor vem quando pensamos que já havíamos feito tudo que podíamos por determinada pessoa ou situação. Já abrimos mão de muitas coisas, especialmente nossos conceitos e pré-conceitos. Já dissemos ‘sim’ a algo que, antes, nos julgávamos incapazes de concordar. Já mudamos nossa visão de mundo, esticamos o limite da tolerância, nos esforçamos ao máximo para entender e compreender.

Mas aí a vida apresenta uma demanda a mais e... a gente ‘quebra’. Não no mau sentido, de ser subjugado, mas no sentido descer do pedestal, soltar a corda, deixar a vida fluir com a consciência de que não pode controlar tudo, na verdade, não pode controlar nada, mas ainda tinha uma leve esperança de que fosse possível.

A lição do amor é confiar na vida, no destino, com a certeza de que fez o melhor até agora, deu tudo o que podia – e o que não podia também –, mas é hora de abandonar o barco, deixá-lo seguir com o rio, sejam suas águas calmas ou revoltas, mansas ou turbulentas (não é mais seu domínio), até chegar ao mar, ao oceano.

A lição do amor dói, mas é como a última gota que se espreme de um fruto maduro, a última gota de leite do seio de uma mãe. Por isso, é a porção mais preciosa e doce.

Nenhum comentário: