Antes de partir para a Europa, coloquei uma frase do escritor afegão Tahir Shah na barra lateral do blog que dizia assim: "
Só quem viaja sozinho sabe quantas horas cabem em um dia."
Essa frase me tocou porque na primeira viagem que fiz sozinha ao exterior, apesar de estar hospedada na casa de gente conhecida, durante o dia todos estavam trabalhando e eu não tinha companhia. Isso foi um tanto sofrido, para mim, naquela ocasião.
Dessa vez, procurei me preparar para o exercício da solidão, mas, surpresa! Mudaram o tempo, o lugar e as pessoas e... estive cercada de gente o tempo todo. Fui acolhida, mimada, bem cuidada e acarinhada de um jeito que não esperava.
Por isso, tive a idéia de fazer um post em homenagem aos amigos que encontrei durante a viagem. Alguns eu conheci no meio do caminho. Outros viajaram ao meu encontro. Outros, eu viajei para encontrar. O fato é que o Amor esteve presente em todo o percurso.

Barbara e Anke são alemãs e me fizeram companhia na cidade do Porto. Se não fossem elas, com toda aquela chuva, eu ficaria deprimida!

São (de Conceição) passeou comigo em Sintra debaixo de um toró! Sempre com um sorriso no rosto.

Conheci Silvia Alves - vulgo
A Bruxinha - nas Correntes D´Escritas e ela me convidou a conhecer Leiria. E ainda me deu um álbum com maravilhosas fotos!

Luís Novais generosamente me ciceroneou em Lisboa.

Em Madri, tive a oportunidade de conhecer melhor a Adriana Navarro, querida amiga e parceira de trabalho!

A amada Claudia, minha amiga desde os 20, veio de Marselha para me encontrar em Madri! E pensar que nós nos conhecemos em Sao Tomé das Letras (MG), em meio a duendes e ETs!

Fui a Alicante encontrar a amada Adriana, minha amiga desde os 14 anos. Linda!

A querida Michelle me hospedou em seu suntuoso White Castle em Londres.

Julie, que me hospedou na vez passada em Londres, aunt Gloria e, no carrinho, a princesa Ashanti Maya Afua.
Por isso, eu digo: quem tem amigos, tem tudo!