domingo, 13 de dezembro de 2009

Musas inspiradoras para 2010

Musas, segundo a mitologia grega, eram as nove filhas de Mnémosine e Zeus. Foram criadas no Monte Olimpo e manifestavam seus dons através do canto, dança, alegria e outros atributos, encantando e inspirando as divindades do panteão. Daí vem a expressão musa inspiradora.

Eu os convoco a eleger nossas musas - ou musos - inspiradores para 2010. Pode ser gente que vemos na mídia ou parte do seu círculo de amizades. O que importa é que sejam bons exemplos, referências para lembrarmos na caminhada rumo aos nossos objetivos ao longo do ano que vem. As musas nos dizem: "É possível conseguir o que deseja. É possível ser feliz."

Minhas musas inspiradoras para 2010 são:

Meu amigo Alex, que junto com seus dois irmãos mais novos criou há 11 anos a empresa de educação à distância Eduweb. Este mês ela se fundiu a outras duas empresas do setor - QuickMind e Milestone - dando origem à Affero, que atua no Brasil e países de língua portuguesa, e já nasce com um faturamento de R$ 20 milhões - a previsão é chegar a R$ 35 milhões em 2010. Meu amigo é um milionário!

Vera Lúcia, querida amiga que ousou desfazer o casamento de 30 anos porque estava infeliz fazia tempo, e deu um salto no espaço. Dois anos depois encontrou Jean Pierre, e após um longo namoro vão se casar neste dia 19 de dezembro. Vale dizer que ambos têm mais de 60 anos, mas não passam de 20 na alma e no coração. Tenho certeza de que serão muito felizes!

Maia Macrae Afua Andoh é a filhinha recém-nascida de Julie e Kofi, cuja história de amor eu narrei no post Eu vi o amor nascer (26 de março de 2009). O nome Macrae representa o clã escocês do qual descende a querida Julie. O nome Afua é o mesmo da rainha-mãe do povo Ashanti, de Gana, África, do qual descende Kofi. O nascimento dessa abençoada família é uma inspiração para mim, que sou uma afortunada por ter visto o Amor nascer há dois anos, quando presenciei o primeiro encontro do casal.

Pronto: essas são as minhas fontes de inspiração para 2010. E as de vocês? Vou adorar saber.

Abaixo, as musas no Monte Olimpo, na Grécia.


19 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Valéria,
Musa inspiradora?
Puxa, dessa vez acho que vou ficar lhe devendo.
Minha musa inspiradora sempre foi minha mãe, e agora não consigo me lembrar de outra.
Beijo.

Drika disse...

Vou ter que pensar... mas tenho algumas musas sim para eleger. Uma primeira já posso dizer "de cara":
1- Minha amiga Débora Duran que conheci num trabalho que assumi esse ano e que tem me ensinado com doçura e muita força, o quanto é possível ser disponível para o outro, produtivo e extremamente competente. Tenho aprendido muito com ela, sua atenção para com todos é inspiradora.
2- Minha outra amiga querida Daniela que engravidou e cuidou dessa gravidez com muito empenho, tendo a delicadeza de sua condição de saúde. Foi guerreira, atenta e se cuidou com muito amor. Inspiração sempre a capacidade de autocuidado de Dani. Gosto disso na vida.
3- Minha amiga querida Rosane que dedicou-se esse ano à seleção de concursos, professora maravilhosas do ensino universitário e que, bem sabemos, ainda que não receba a remuneração que deveria, investe com afinco na profissão.
4- (tive que incluir uma quarta) Uma amiga que não vou nomear mas que enfrentou um câncer, com menos de 40 anos e ultrapassou um ano de muita dor e dureza com o astral lá em cima, trabalhando como nunca. Guerreira maravilhosa que admiro sempre e agora mais ainda.
Minhas musas. Gente simples, como a gente. beijos,

RC disse...

Musa... musa... vou de Têmis, como voto de esperança... :)

Babi Mello disse...

Valéria boa sugestão não havia pensado nisso ainda, mas ao pensar em musa para 2010 não tem como não pensar em mim mãe, que é minha heroina e meu exemplo. Sempre será ela.
bj!

Pablo Lima disse...

Ainda não consegui definí-las.
Mas o farei ainda esse ano.
Bjocas.

Blog Dri Viaro disse...

Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar boa semana
bjss


aguardo sua visita :)

Neide disse...

Valéria,

Minhas musas inspiradoras sempre serão duas: minha bisavó (avó do meu pai) grande mulher, suas frases e seus sábios conselhos até hj influenciam minha vida(ela é falecida há muitos anos).Minha mãe, mulher forte, de fibra, guerreira e com um astral maravilhoso, que aos 77 anos, esbanja saude e juventude de causar inveja!!!

Também me inspiram outras mulheres, que lutam cada uma a seu modo pra tornar este mundo melhor, mais humano, mais generoso e menos desigual.

Uma excelente e produtiva semana pra ti...Bju

Valéria Martins disse...

As mães são grandes fontes de inspiração, não é mesmo? Que bom que tivemos bons modelos de mulher.

Beijos em todos.

Lívia Cunha disse...

Seu Blog é TUDO DE BOM!!!!
Obrigada pela visita e volte sempre.
Bjos;
Lívia

Érico Peixoto disse...

Olá, como vai? Encontrei seu blog por acaso, ao ver seu comentário no espaço de nosso amigo Olney (MELObateroMANIA). E tal fato vem a confirmar algo que ocorre comigo: sempre que me permito ir à página de alguém, através de uma escolha aleatória, acabo encontrando ambientes dos quais me torno freqüentador. Não foi diferente aqui. Gostei bastante de seu blog e desde já o adiciono à lista de favoritos do meu. Um abraço e uma ótima semana.

Gerana Damulakis disse...

Palmas para Vera Lúcia: nada como ter coragem e recomeçar. Admirável!

No momento, nada inspirador me ocorre.
Depois desta postagem, procurarei algo para me inspirar no ano novo.

Anônimo disse...

Ninguém me segura nesse post.(risos)

Eu tenho uma Musa!

É uma mulher interessante,inteligente,engraçada,sensível,brava,charmosa e possivelmente começa g e termina com a... (lascou 1º Anônimo expulso) risos.

O que realmente a torna musa inspiradora é o seu olhar diante das situações e momentos. A postura ao buscar compreender mais do que questionar... É fundamental e muito visível alguns textos no qual remete a aquela reflexão...
'Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras''


Boa tarde!

Valéria Martins disse...

Que lindo! Adorei esse anônimo, que desconfio quem seja.

Neide disse...

Oi Valeria,

Este anônimo está demais..
Adorei a frase...A postura ao buscar compreender mais do q questionar....

A ultima frase q ele escreve(se não estou enganada é de Santo Agostinho)eu adooorooo, sempre a repito como um mantra..

Anônimo vc é um homem sensível..bravo!!!

Andrea disse...

Musa inspiradora ???
Minha mãe que sempre foi uma mulher trabaladora ,independente e até hoje com seus 78 anos tem assuntos para todas pessoas , é generosa , alegre ,sabe viver a vida !

Mônica disse...

Valéria
As suas fontes de inpiração são muito chique.
Eu não consigo achar alguma por enquanto, parecida com a sua.
Eu sempre tive um idolo de mentrinha. O Roberto Carlos cantor. Mas na verdade o meu maior idolo e fonte inspiradora de minha vida sempre foi meu pai. Ele nunca caiu do galho para mim. E hoje são meus oirmãso , mesmo com seus problemas e dificuldades. Todos tem uma bela história para contar.
Só vou citar o meu irmão Renato que depois de ajudar a nós todos na Fazenda que tinhamos. Ajudou a cada um a formar, mesmo depois de papai ter falecido. Se viu de repente sem nenhum pedaço e então estudou. Estudou muito e passou em diversos concursos. Escolheu o INCRA e toda a familia seus dois filhos e esposa estão aqui em BH. Cada um estudando mais do que o outro porque este é o exemplo que Renato está dando para os filhos.
Fazenda e herança ficaram em segundo plano.
Com carinho Monica

Jacque disse...

Vim convidar você para pegar meu cartão de Natal, no Blog: Arco-Iris Encantado. Ficaria Muito Feliz tb, se você voltasse lá dia 1° de janeiro, é meu aniversário, vou colocar uma lembrancinha.

Beijo.

Jacque

João Videira Santos disse...

...E são elas, as musas, que tantas vezes dão razão à nossa existência...

Unknown disse...

Fiquei refletindo para encontrar o sentimento certo em relação às musas que quero citar !!
É admiração !!! Isso !!!
Tenho trabalhado intimamente com mulheres em tratamento contra o cancer no intestino. E posso afirmar , quem quiser aprender a lutar ,ter esperança, garra, amor pela vida ...... deve conversar com elas !!!!