domingo, 13 de setembro de 2009

Vai voltar!

Há épocas na vida em que a gente tem que investir - até mesmo dinheiro, se for o caso - sem ter a garantia de retorno, pelo menos no curto prazo. É difícil? Arriscado? Sim. Mas talvez seja a única chance de dar um salto, subir um degrau na escadaria da vida, contruir uma realidade diferente em vez de ficar no mesmo lugar andando em círculos.

Esta semana, tive a oportunidade de conversar com Thalita Rebouças, autora de livros infanto-juvenis que atingem uma faixa bem específica de público: meninas pré-adolescentes.

Em todas as Bienais - Rio ou SP -, Thalita encara diariamente uma fila de centenas de garotas ávidas por seu autógrafo, sempre acompanhado de um beijo de batom. Ela retoca os lábios a toda hora, tira fotos, abraça e beija as leitoras. Sabe que isso é parte do trabalho.

Em nossa conversa, ela me contou que o marido foi quem deu força para que, em 2001, desse um tempo na carreira de jornalista e se dedicasse a escrever - porque era o que mais amava de fazer desde criança. Desde então, já vendeu mais de 350 mil livros - muito para os padrões de qualquer país!

Enquanto conversávamos, Thalita me presenteou com broches com as imagens de seu rosto e as capas dos livros. No início, quando a editora ainda não sabia se daria certo, ela mesma desenbolsava suas economias e investia na produção de caderninhos de anotação, canetas e broches como material de marketing. Fazia e pensava: "Um dia, tudo isso vai voltar." Voltou mesmo.

Isso me faz acreditar que quando a gente ama o que faz e tem um plano, pode e deve investir nele de olhos fechados, mesmo que os outros nos chamem de loucos, porque vai voltar. Em dobro, em triplo, multiplicado! Thalita também foi chamada de louca e hoje é um fenômeno editorial.

Abaixo, a moça trabalhando.


5 comentários:

Claudia Pimenta disse...

oi valéria! o post de hoje fala do que mais acredito... com certeza, isso volta!!! bjs, querida, e ótima semana!

Babi Mello disse...

Valéria, vi uma entrevista na bienal com ela e as suas leitoras todas fervorosas com sua presença.

Pensando do ponto de vista de marketing essa estratégia de brinde é bastante eficaz, porque você guarda com vc e além disso você consolida uma marca, mimos são sempre bem vindos e acabam gerando impactos positivos junto ao público-alvo.

E se um dia ela teve que investir a própria grana para realizar algo em que acreditava, devemos fazer sim e acreditar que ações como essa podem dar certo, o retorno virá, mas é preciso ter calma e traçar metas a curto, médio e longo prazo.

bj!

Mônica disse...

Eu admiro as pessoas que arriscam!
Esta moça também teve sorte de ter um incentivo!
Gostei de conhece-la
Com carinho
Monica

Érico Cordeiro disse...

É isso aí, Valéria.
Como dizia aquela velha e surrada frase que usávamos na época do movimento estudantil, "ousar lutar é ousar vencer".
Ou, o velho ditado popular, "quem não arrisca não petisca".
Coragem, audácia, talento e um pouquinho de sorte para garantir: eis aí a combinação ideal para o sucesso, sobretudo se o parâmetro desse sucesso é realização pessoal e profissional (é claro que uns caraminguázinhos não fazem mal a ninguém).
Abraços fraternos!

Adriana Calábria disse...

Esse post foi um super estímulo!
Estou investindo um tempo enorme nos meus estudos, pois quero ser uma boa
profissional e trabalhar na minha área de formação.
Mas não é fácil ter uma profissão que as pessoas acham que não "tem futuro".
Mas eu chego lá!
Bjsss