quarta-feira, 19 de março de 2008

A paciência

Depois do Zé, é a vez do jovem chinês falar. Betty o apresenta como o "médico e sábio chinês... (nome impronunciável), que falará sobre a Paciência".
O moço inicia sua breve palestra com voz baixa, pausada, forte sotaque chinês. Resumo aqui suas realmente sábias palavras:
"Paciência é saber esperar. Todas as coisas têm um tempo certo para acontecer e não adianta tentarmos acelerar esse processo, sob pena de acabarmos atraindo o contrário do que desejamos.
Existe uma história chinesa que é um exemplo. Um homem queria ter uma sombra em seu jardim e, para isso, planta uma árvore. Mas a árvore demora a crescer, então, todos os dias ele vai até lá e dá uma puxadinha na muda, para ajudar o crescimento. Faz isso ao longo de três semanas, ao fim das quais a planta morre.
Na medicina, também se faz muito necessária a paciência. O organismo precisa de um tempo para se recuperar, não adianta querer apressá-lo. O surgimento de bactérias super-poderosas, como se vê atualmente, resistentes a qualquer antibiótico existente, está relacionado à falta de paciência das pessoas. O doente quer ficar bom rápido, pois precisa voltar ao trabalho, etc, então, em vez de o médico aplicar os antibióticos gradativamente e ir observando os resultados, ele prescreve logo um antibiótico mais potente. Isso não ajuda o paciente, pois muitas vezes o organismo não está preparado e não responde, e faz as bactérias se acostumarem aos remédios mais fortes, propiciando o surgimento das super-bactérias.
Dentro de nós corre um rio, o rio da vida. Precisamos nos concentrar nesse fluxo, ele achará seu caminho até o mar. Não adianta cavar canais aqui e ali para apressar o rio, ele acaba perdendo força e morre. Concentremo-nos no rio. Todo rio encontra o mar".

2 comentários:

Pablo Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pablo Lima disse...

excepcional, caríssima valéria! que tal deixarmos este rio correr e criar afluentes?

vamos postar estes escritos no meu blog?

abraços. pablo lima.