sábado, 2 de novembro de 2013

Perder-se em Berlim

Berlim não é para fracos ou iniciantes. Todas as palavras não tem menos de 15 letras. A sinalização de informações não é clara, mas os alemães acham que é. Tudo é tão certo que, quando algo sai do normal, eles não sabem como resolver. Vou dar um exemplo:

No último dia em Frankfurt, planejamos conhecer Mainz, cidade medieval onde viveu Gutenberg, inventor da prensa de tipos móveis. Para evitar imprevistos, fomos à estação de trens na noite anterior e compramos nossos bilhetes: 15 euros cada. No dia seguinte, chegamos cedo à estação e fomos ao balcão de informações. Deu-se, então, o seguinte diálogo:

- Os trens para Mainz foram interrompidos e só voltarão a circular após as 15h - disse a mulher com cara amarrada em inglês tonitruante.

- Por que?

- Uma pessoa se atirou nos trilhos.

- Podemos reaver o dinheiro dos bilhetes?

- Não, pois o acidente não é culpa da ferrovia.

- Nem nossa tampouco.

- Próximo!

Para resumir, fomos orientadas por outro funcionário a pegar um trem até o meio do caminho, pois um ônibus viria buscar as pessoas na estação e levá-las a Mainz. Como na Alemanha é tudo tão certinho, nos entreolhamos e decidimos: "Vamos!"

Chegando ao destino, nós e a torcida do Flamengo, Vasco e Botafogo, ficamos parados ao relento, um vento gelado, esperando 1 hora pelo ônibus... que não veio.

Esse foi apenas um dos imprevistos durante a minha viagem a Alemanha. Houve vários. Desde alguns muito simples, como pedir uma taça de white wine e receber uma taça de red wine, até embarcar no trem errado na partida de Berlim para Praga.

Sobre o vinho, resolvi ficar quieta, pois reclamar seria tão complicado, e além do mais os alemães são bravos! Sobre o trem, desci na estação seguinte, desarvorada, e se não fosse uma alma boa que falava inglês ter me dito que o trem correto chegaria em em 5 minutos naquela mesma plataforma, eu teria desabado em prantos! Porque não havia absolutamente nada nem ninguém com quem eu pudesse me informar.

Apesar de tudo, se eu voltaria a Berlim? Sim. Cidade interessantíssima. Pesada, escura, difícil, talvez por isso estranhamente atraente. A História pulula em toda parte. Edifícios ainda tem marcas de tiros. Ouve-se vozes, enxerga-se imagens e fantasmas de tudo e todos que já passaram por ali.

Mas confesso que, quando cheguei a Praga, respirei aliviada.

(Abaixo, foto que fez sucesso no facebook: o Portão de Brandenburgo ao entardecer, com show de luzes).



Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Eu gostaria de fazer uma viajem ao Berlim. No outro dia eu comi com amigos em ums restaurantes em sao paulo e eles me disseram que é uma viagem muito interessante.