terça-feira, 7 de agosto de 2012

Eu me vesti toda de branco para ir ao Grand Canyon

A Limo passou às seis da manhã para me apanhar no hotel. Acordei às 5h15 após ter ido dormir super tarde - na noite anterior fui assistir o espetáculo do Cirque du Soleil, Viva Elvis!, no Aria Resort.


Era o dia da partida e eu tinha pouco tempo. Como a viagem de carro dura quatro a cinco horas, fui de helicóptero. Caro, mas pareceu-me o melhor presente que eu poderia me dar para comemorar esta linda e inesperada viagem.


Meus companheiros de helicóptero eram três russos e um casal norte-americano. Viajamos em silêncio, meio tontos de sono, meio ofuscados pelo sol despontando detrás das montanhas. Abaixo, o relevo acidentado do deserto e o Lake Mead - imenso lago artificial formado pelas águas do Rio Calorado, que vertem por uma hidrelétrica gerando energia para acender as luzes de Las Vegas.



De repente, soa uma música apoteótica - trilha sonora de Guerra nas Estrelas ou Superman, não sei ao certo. As montanhas parecem aumentar, estamos dentro delas, cercados de altos paredões.

É o Grand Canyon.

O sol ilumina as camadas de tons avermelhados que mostram há quantos anos - milhares e milhares de anos - aquilo ali existe. Somos uma fração de segundo na história da Terra. Um milionésimo de segundo.


O helicóptero desce no fundo do canyon. Saltamos para o solo acidentado, é fácil tropeçar. O piloto nos diz para não nos afastarmos, porque há muitas cascavéis. Mas eu não tenho medo de cobra e vou caminhando, caminhando, o vento perfumado de terra e pedra, o silêncio alegre de pássaros e insetos. O cheiro que me faz estremecer e recordar do quanto também sou terra e pedra.


Estar no Grand Canyon é realmente estar. No meu lugar, toda permanência e conforto. Um lugar onde sempre quis chegar. Pronto, aconteceu.


7 comentários:

Helena Duarte disse...

Valéria, tu tá linda menina.
Que passei lindo e maravilhosas fotos.
Saudades de tu!!!
Muitos xeros!!!

figbatera disse...

Que beleza, Valéria, deve ter sido emocionante!
Belas fotos!
Abração!

Mônica disse...

Valéria!
Eu estou arrepiada!
Voce escreveu de uma forma que até eu entrei no helicoptero e fui com voce!
Andar entao!
Eu acho que medrosa que sou ficaria perto do guia.
Mas voce me ensina sempre!
Me ensina a nao ter medo!
Valeu tá Valéria!
Hoje eu te acompanhei sem medo!
Um sonho muito bom!
E parabens! Por esta bela viagem!
Continue!
com amizade Monica
Que Santa Clara nos proteja e abençoe

Anônimo disse...

Que bacana essa viagem . Esse era um lugar que eu gostaria de ir , mas como disse a Monica já viajamos com vc.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mônica disse...

valéria
Vim lhe contar que vou ficar um tempo em santo antonio do amparo trabalhando como supervisora educacional das crianças de pré escola.
Peço que torça por mim
com amizade Monica
Mas assim que der venha a BH que eu os acompanharei
Um grande abraço
Estamos indo fazer um passeio por Brasilia

Unknown disse...

Linda!