sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal

Um dos filmes mais impressionantes que já vi foi Sonhos, do cineasta japonês Akira Kurosawa - esse, sim, um camarada que dialogava com os mistérios entre o céu e a terra.

No primeiro episódio, uma criança infringe uma regra e as conseqüências são terríveis. Ela terá que caminhar além do arco-íris e interceder por sua vida, caso contrário, pagará com a morte.

A criança ouve o desafio e sai caminhando, serena, em direção ao arco-íris. O episódio termina aí e ficamos sem saber o resultado. Não por acaso, acho, esse conto visual ilustrava o pôster do filme, na época, e também ilustra a capa do DVD.

Na noite de 24 de dezembro, eu me lembrei desse conto e o compreendi como nunca. Havia, também, um desafio: minha mãe, pela primeira vez em 5 anos e após ressuscitar do Reinos dos Mortos, participaria da festa de Natal na casa da minha sobrinha Rafaela. Em cadeira de rodas, com enfermeira e tudo o mais, mas viva e lúcida.

O problema é que não havia táxis especiais para cadeiras de rodas disponíveis nesse dia. Eles evaporaram! Resultado: teríamos que colocar a vovó dentro de um táxi comum - tarefa hercúlea, pois ela pesa mais de 80 kg e não é uma pessoa 'fácil'.

Bolei um plano. Peguei meus filhos e os presentes e levei-os, primeiro, à casa da Rafaela. Depois, saí pelas ruas vazias de gente e de carros, sozinha, em busca de um táxi.

Nessa hora, lembrei o episódio de Sonhos. Eu sou com aquele menino, seguindo na vida com uma missão sem saber como ou quando ou se conseguirei cumpri-la. Mas em frente, com alegria e fé.

Abaixo, nós com a vovó já na instalada festa.


10 comentários:

Gabriel Stycer disse...

Adorei!! Ficou muito bom o post!

Anônimo disse...

Muito bacana e fico feliz por vocês...

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Valéria,
Que lindo!
Foi um verdadeiro Natal, e me alegrei por vocês.
Bjs.

Adriana Calábria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriana Calábria disse...

O importante é que você não desistiu!

Bjssss

Andrea disse...

Valeria ,que bom que não desistiu ,,
tenho certeza que teve um Natal maravilhos !!
beijos

Adriana Calábria disse...

Valéria,
Esse foi um ano sobretudo de muito aprendizado em todos os sentidos.

Corri muito, ainda estou correndo aliás, mas tá quase no final...

Tive que deixar o blog de lado, mas eu volto em breve, e desta vez bem melhor que antes, pois estou bem melhor que antes, rsrsrs!

Mas os resultados começam a aparecer: Arrumei emprego.

Passei numa seleção muito difícil, e que não imaginava nunca que fosse passar.

Pelo visto, São Paulo veio pra ficar na minha vida!

Feliz ano novo pra você e muita paz em 2011!
Bjssss

Drika disse...

Feliz Natal Valéria! beijos,

André disse...

Olá, Valéria! Eu também sou fã de "Sonhos"; de início, eu preferia o episódio sobre o túnel; mas, depois de algumas exibições, elegi como preferido o último episódio, intitulado "A Aldeia dos Moinhos de Água". Acho que traz uma mensagem muito forte sobre humildade e desprendimento, valores cultivados por aquela comunidade retratada no filme. E, para mim, foi impressionante a cena final, em que o ator atravessa a ponte e a câmara do Kurosawa se fixa até que ele desapareça, focando então o verdadeiro protagonista: o rio que flui e leva consigo os sentimentos dos homens! Para mim, uma aula magistral de cinema.
Beijos e um Feliz Ano Novo!
André.

Mônica disse...

Valéria
Seus filhos são lindos!
Eu quero uma foto.
Já tenho do Wilson e Sanzinha( eles nem mostram o rosto no blog) da Lara filha do daniel. da Elisa e familia das flores do Alexandre.
Mas quero uma foto dele também.
Estão bem no meu album.
E agora quero de voces.
Gostei do sabor de atal.
Mas se eu disser o que quero a fadinha não vai me realizar.
Fica segredo tá?
Com carinho MOnica