De tudo o que foi dito nessa mesa, ficou para mim a lembrança das comparações feitas pelos autores - Guimarães Rosa e Machado – para descrever os olhos de suas magnas personagens: Capitu tinha olhos de ressaca, que faziam Bentinho temer ser tragado por eles; Diadorim tinha olhos de água dos rios, que mudam de cor dependendo da hora do dia e dos caminhos que percorrem.
Com quem vocês se identificam mais? Acho que sou mais Diadorim do que Capitu...
***
O público que freqüenta o Fórum das Letras é mais universitário, dado o perfil da cidade em que se realiza. Devido a isso, há pouca venda de livros. Após as mesas redondas, dificilmente há a tradicional fila de autógrafos. Afinal de contas, o universitário, normalmente, é um ser duro.
Por outro lado, não existem aqueles papéizinho impessoais da Flip, em que as pessoas escrevem suas perguntas sem identificar. Na FLOP, a platéia tem microfones à disposição para falar à vontade – o que algumas vezes foge do controle da organização do evento.
Hoje pela manhã, um momento bonito. Durante a mesa 1808, a invenção do Brasil, com a presença do best seller Laurentino Gomes, uma senhora negra e idosa, tomou a palavra para dizer que graças ao Fórum das Letras havia retomado os estudos e estava conseguindo ler livros. Agradeceu a presença dos autores e especialmente a Guiomar de Gramont, idealizadora da FLOP, que ficou com os olhos cheios de lágrimas.
3 comentários:
Ah, viajou? Volta logo! Quero conversar!
Beijocas e aproveite OP por mim...
olá boa tarde, eu gostaria mt d obter alguma informaçao sobre o forum das letras 2009. tenho o interesse de participar do evento deste ano mas nao estou encontrando informaçoes sobre o mesmo
FORUM DAS LETRAS EM OURO PRETO
Para mim, Ouro Preto é e será , “uma musa natural”,onde sempre respirei arte , romance, política : ( Luz, Câmera, Ação ).
Grande parte da minha fantasia de adolescência /juventude foi inspiradas nos belos ângulos daquelas ruelas, passos e praças , onde vislumbramos ladeiras meio a casarões e pomposas igrejas de trezentos anos, perfazendo um conjunto arquitetônico inesquecível.
Com certeza, jamais deixará de inspirar, poetas , músicos, pintores , artistas ,amantes intelectuais ou não; gente de toda a sorte que por ali passam,provam sua comida e bebida ,brindando numa atmosfera misteriosa, a cidade que sempre terá um segredo a nos revelar.
MARY GUIMARÃES PINTO
SOCÓLOGA 53 ANOS
NOVEMBRO 2009.
Postar um comentário