“Na noite profunda e escura da alma são sempre três horas da madrugada.” Ouvi essa frase sendo creditada ao religioso e místico espanhol San Juan de la Cruz (1542-1591), e também citada por F. Scott Fitzgerald em um de seus livros. Ficou gravada dentro de mim e, nos dias subseqüentes, reverberava em meus ouvidos. O que, afinal, quer dizer?
Primeiro, pensei: “de fato, quando estamos na pior, parece que a noite nunca vai acabar. E três horas da manhã é o meio da noite.” Mas depois concluí: “Epa! O meio da noite é meia-noite e não três da manhã.” Então compreendi: às três horas falta pouco para o dia raiar. O mundo parece estar no fim, tudo parece estar perdido, mas com um pouco de paciência e persistência, veremos a luz do sol.
Ontem, me peguei citando San Juan de la Cruz para um amigo que me ligou raivoso, dizendo que iria parar a análise porque não está adiantando nada, que a mulher que ele ama não que vai voltar etc, etc, etc. Falei: “Calma, espera o dia de hoje passar, dorme e acorda, amanhã você pensa nisso de novamente, de uma outra maneira.” Ele desligou mais tranqüilo.
À noite, alugamos um clássico do cinema em DVD, Uma aventura na África (1951), com Humphrey Bogart e Catherine Hepburn. Lá pelas tantas, o barco em que navegam encalha em um pântano. Ele fica doente, ela reza a Deus encomendando a alma deles ao paraíso. Dormem. Chove. O volume do rio aumenta e a câmera se distancia, mostrando que eles estão a poucos metros de um imenso lago.
Na noite profunda e escura da alma são sempre três horas da madrugada. Logo irá amanhecer.
17 comentários:
oi valéria! bela reflexão... às vezes, a mudança do ponto de vista é o principal... e noite vira quase amanhecer! bjs, querida!
Em filmes de terror americano, 3h da manhã é a hora do diabo. É mais ou menos como a gente pensa aqui, que meia-noite tudo pode acontecer. He,he, he
Bobagens à parte, adorei sua reflexão.
Lindo Valéria, logo ira amanhecer e novos horizontes virão.
Faz pensar, e o pior que porque agimos por impulso, ainda bem que o seu amigo te ligou e vc conseguiu acalma-lo.
Bjocas!
Valéria,
que interessante, esta frase é muito profunda.Me fez lembrar que tenho acordado normalmente exatamente as 3h da madruga e geralmente perco o sono; é o que os médicos chamam de insônia quebrada, e o pior é que acordo com a corda toda, querendo levantar e ir trabalhar. Será que Freud explica?
P.S: Também já me assustaram com essa mesma colocação da Carol Bessa.. uiui, que meda!!!!
Nossa, que lindo. Adoro seus posts. Já disse isso algumas vezes, né? Nas minhas piores fases, o que me segurava era pensar que, em algum momento, as coisas iam acabar melhorando. Eu tive um professor de matemática que, um dia, disse: "Nem sempre a vida vai ser uma cobertura de bolo, mas também nem sempre vai ser um monte de merda". Meio filosofia de bar, mas é por aí. Sempre pode piorar, mas sempre pode ser o inverso. Beijo!!
Legal isso! Melhor pensar assim.
Em contraponto a essa "esperança" li sobre um ditado usado por fazendeiros do sul dos EUA (está numa postagem feita pelo nosso colega Salsa, do ótimo http://jazzigo.blogspot.com) que eu achei interessante:
"I don't worry about a thing, because nothing's got to be all right".
É de um "alegre" pessimismo, como bem disse o blogueiro.
Valéria,
Bela interpretação.
E bela foto.
Beijos.
Eu perco o sono com muita facilidade. E acordo de madrugada. 7 horas já está tarde para mim!
E se estou preocupada, não durmo de jeito nenhum esperando o amanhecer que é mágico e faz a gente esquecer os temores.
Com amor
Monica.
que lindo Valéria, é isso ai devemos esperar sempre "amanhecer " pra poder refletir .
Só amanhece rápido quando você quer dormir um pouco mais. Muito lindo! Bjux
"Here comes the sun"
Que jeito bom de encarar as adversidades =)
Beijossss!!!
Tenho um selinho sem regras para você no Blog ARCO - IRIS ENCANTADO.
Beijo.
Jacque
Gostei. Tocou minha alma.
Belo dia querida :)
bj
Bem assim mesmo, na calada da noite todos os problemas são dimensionadas.
Acredito muito nisto que no outro vou enxergar, determinada situação, com outros olhos. Isto me ajuda a controlar a ansiedade.
bjos
Aproveitei seu Post para um post meu que fala da minha "noite escura da alma"...
Postar um comentário