Amigos, esse texto é a capa do site Shahid (
http://www.shahid.com.br/) essa semana. Mas resolvi compartilhar com vocês porque o assunto interessa a todos nós, blogueiros que sonham ser escritores. Aguardo seus comentários. Beijos, obrigada.
***
Smashwords – A maior plataforma de auto-publicação e distribuição de ebooks dos Estados Unidos
Mark Coker parece ter pouco mais de 40 anos. Usa calça cáqui meio amarrotada e camisa xadreza de mangas curtas. Seu jeito de falar é direto, sem rodeios. Sua apresentação em PowerPoint tem apenas frases, gráficos e poucas imagens – nada de cores ou efeitos. Esse homem aparentemente comum é o fundador e mantenedor da plataforma de auto-publicação e distribuição de ebooks que mais cresce atualmente nos Estados Unidos:
Smashwords (
http://www.smashwords.com/ )
Em uma hora de palestra na Casa do Saber (RJ), no dia 30 de setembro, Mark não mencionou a palavra “papel” uma vez sequer quando se referiu ao futuro dos livros. Falou, sim, no impacto das novas tecnologias para editoras e livrarias. E mostrou números significativos do crescimento desse mercado – e de sua própria ferramenta, o Smashwords – defendendo que “
No futuro, os autores vão determinar o que será publicado e os leitores vão determinar o que será lido".
Abaixo, um breve resumo em tópicos da palestra de Mark, que veio ao Brasil a convite da Singular Digital (
http://www.singulardigital.com.br/) – braço da Ediouro para impressão de livro sob demanda/digitais.
“
What´s an ebook? It´s a different way to enjoy a book”.
O computador (PC) ainda é o principal leitor digital hoje no mundo.
Ebooks podem oferecer uma experiência melhor de leitura porque, entre outros motivos, as letras podem ser aumentadas quanto o leitor quiser; são mais baratos que os livros impressos (nos Estados Unidos, um título em
hardcover custa U$ 35 e a versão em ebook, U$ 10).
Uma breve história do livro: a escrita nas grutas de Lascaux, França; os monges copistas, na Idade Média (que detinham o poder sobre o conhecimento); a prensa de Gutemberg (que torna possível a impressão e distribuição massiva de livros); as editoras como conhecemos hoje. Segundo Mark, a relação de poder continua, só que em vez dos monges, são os editores que decidem:
quem merece ser publicado? Quais lançamentos terão investimento em promoção e marketing? Quais livros o público irá ler?
“
But then internet happened and... Pow!” – Mark mostra o cartum de um alce com os olhos arregalados prestes a ser atropelado.
Mais e mais clientes estão comprando on line porque: os preços são mais baixos; conveniência/conforto; maior perspectiva de visualização/seleção de títulos – pois as livrarias também têm sua cota de poder e decidem quais livros serão expostos nas bancadas.
Em 2009 foram publicados mais ebooks nos Estados Unidos, do que livros impressos.
“
Eu acredito que, no futuro, ebooks serão mais comprados e mais lidos que o livro impresso”.
“
Um autor da Smashwords vai ganhar 20 mil dólares este mês – isso representa a receita de um ano a ser ganha por um autor de livro impresso nos Estados Unidos”.
As editoras estão cada vez mais seletivas e não querem assumir riscos. Estão tendo dificuldade em se adaptar às mudanças porque seus custos são altos e querem preservar os preços altos de seus produtos.
Ao mesmo tempo, com a democratização dos livros, há uma explosão de conteúdo disponível, o que nos leva a perguntar: o que merece ser lido? Resposta de Mark: “
No futuro, os autores vão determinar o que será publicado e os leitores vão determinar o que será lido".
Algumas dicas que o gestor da Smashwords dá às editoras: desenvolver estratégias de longa cauda e nunca dizer ‘não’ a um autor; agregar o self-publishing ao seu negócio; dizer ‘sim’ ao relacionamento com novos e improváveis autores; desenvolver os talentos brasileiros (Mark ficou impressionado com a predominância de autores de língua inglesa traduzidos nas livrarias que visitou no Rio de Janeiro); transferir o risco da publicação ao autor; os autores que apresentarem boa performance, estes, sim, merecem investimento.
Por Valéria Martins