quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Carta ao Papai Noel

Uma amiga que é terapeuta me ensinou:

- No fim do ano, escreva sua carta ao Papai Noel. Diga tudo o que espera ganhar no ano que vem. Leve a cartinha consigo na noite de Natal e no Ano Novo. Depois, guarde num lugarzinho dentro da agenda para que possa olhar de vez em quando ao longo do ano seguinte, e ver o que se concretizou ou está em vias de...




Fiz isso ano passado e foi muito bom. Agora em dezembro, reli a cartinha e vi que 80% do que pedi se concretizou. Algumas coisas não se realizaram exatamente como eu queria, mas através de desdobramentos ainda melhores e mais surpreendentes. Papai Noel foi generoso comigo.

Agora vou dizer tchau, porque vou viajar e retorno em 2010! Nosso destino: Belém do Pará com suas mangueiras centenárias, o Rio Amazonas, a Ilha do Marajó, bombons de cupuaçu, pato-no-tucupi, tacacá, pau-de-chuva, passeio de búfalo, igarapés... Férias!




Deixo uma dica de programa para os próximos dias: assistir Avatar em 3D, de preferência. Fiquei encantada... Queria morar em Pandora e ter uma trança mágica igual ao dos habitantes de lá... Me lembrei de quando vi Guerra nas Estrelas pela primeira vez e o quanto fiquei impactada... A mágica de Hollywood está viva neste novo filme.

Beijos, até 2010!


domingo, 20 de dezembro de 2009

A felicidade, agora

Tem certas horas na vida em que a gente sente que as coisas finalmente estão acontecendo. Chegando. Após o longo trabalho de arejar a terra, semear, regar e esperar, é hora de colher. E a colheita é farta e bela!

Essas horas não são comuns, mas também não devem ser raras. Tudo depende da gente acreditar e trabalhar. Não pode ficar parado esperando cair do céu.

E aí, quando a felicidade chega, devemos nos permitir curtir, aproveitar, rir, celebrar, agradecer.

Porque as dificuldades são tantas, normalmente, que quando chega a bonança a gente tende a ficar meio desconfiado. Tipo aquele ditato: "quando a esmola é muita, o pobre desconfia".

É a nossa dificuldade em acreditar que somos merecedores da felicidade. Merecedores de ganhar bênçãos e alegrias. Ninguém virá tirá-las de nós (às vezes, parecemos crianças receosas de tirarem nossos brinquedos, como alguém deve ter feito no passado).

É claro que tudo passa, o ruim e o bom. Isto também passará. Mas devemos viver o presente sem medo de nos entregar, especialmente quando o momento é belo.

E quando alguém perguntar:

- Tudo bem?

Responder com um sorriso do rosto e toda a confiança de que for capaz:

- Tudo ótimo!

Eu os convido a celebrar e agradecer as coisas boas que colhemos neste fim de ano. Mesmo quem teve um ano difícil deve ter coisas boas para comemorar: conquistas, realizações, mudanças positivas no rumo da vida.

Vamos agradecer e pedir ao Universo que seja generoso com a gente em 2010. Nós merecemos.


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Não foi nem nunca será

Em uma reunião de amigas, escutei a conversa:

- Fulano e beltrana se separaram.

- Faz tempo. Ele até já tem outra.

- Ficaram casados tantos anos... Quantos?

- Uns 12.

- Pois é... Mas continuam tão amigos. Já viu?

- Vi. É incrível, mesmo, como marido e mulher que se separaram podem ser tão amigos.

Uma outra, que também escutava em silêncio, soltou:

- Vai ver que foram sempre amigos. Vai ver que era isso.

O comentário me fez refletir... Porque às vezes eu me pego lamentando ter perdido a convivência e a relação com homens com quem me relacionei e cuja companhia, em certa época, me era tão agradável. Questiono a minha conduta: fui desonesta com eles? Em algum momento agi de má fé? Não sou digna de sua amizade?

Nada disso. Acontece que certas relações não foram nem nunca serão de amizade. Pois há laços profundos, conteúdos invisíveis e poderosos, que arrastam a esperança de uma relação mais leve e cordial para um redemoinho insondável e impossível de ser compreendido.

O jeito é deixar amorosamente para trás, junto com o passado. E acreditar que a vida trará novos amores e amigos que preencherão nossas vidas com o que há de mais doce.


domingo, 13 de dezembro de 2009

Musas inspiradoras para 2010

Musas, segundo a mitologia grega, eram as nove filhas de Mnémosine e Zeus. Foram criadas no Monte Olimpo e manifestavam seus dons através do canto, dança, alegria e outros atributos, encantando e inspirando as divindades do panteão. Daí vem a expressão musa inspiradora.

Eu os convoco a eleger nossas musas - ou musos - inspiradores para 2010. Pode ser gente que vemos na mídia ou parte do seu círculo de amizades. O que importa é que sejam bons exemplos, referências para lembrarmos na caminhada rumo aos nossos objetivos ao longo do ano que vem. As musas nos dizem: "É possível conseguir o que deseja. É possível ser feliz."

Minhas musas inspiradoras para 2010 são:

Meu amigo Alex, que junto com seus dois irmãos mais novos criou há 11 anos a empresa de educação à distância Eduweb. Este mês ela se fundiu a outras duas empresas do setor - QuickMind e Milestone - dando origem à Affero, que atua no Brasil e países de língua portuguesa, e já nasce com um faturamento de R$ 20 milhões - a previsão é chegar a R$ 35 milhões em 2010. Meu amigo é um milionário!

Vera Lúcia, querida amiga que ousou desfazer o casamento de 30 anos porque estava infeliz fazia tempo, e deu um salto no espaço. Dois anos depois encontrou Jean Pierre, e após um longo namoro vão se casar neste dia 19 de dezembro. Vale dizer que ambos têm mais de 60 anos, mas não passam de 20 na alma e no coração. Tenho certeza de que serão muito felizes!

Maia Macrae Afua Andoh é a filhinha recém-nascida de Julie e Kofi, cuja história de amor eu narrei no post Eu vi o amor nascer (26 de março de 2009). O nome Macrae representa o clã escocês do qual descende a querida Julie. O nome Afua é o mesmo da rainha-mãe do povo Ashanti, de Gana, África, do qual descende Kofi. O nascimento dessa abençoada família é uma inspiração para mim, que sou uma afortunada por ter visto o Amor nascer há dois anos, quando presenciei o primeiro encontro do casal.

Pronto: essas são as minhas fontes de inspiração para 2010. E as de vocês? Vou adorar saber.

Abaixo, as musas no Monte Olimpo, na Grécia.


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Os lugares da sua vida

São aqueles em que você passa e tem vontade de ficar. Pensa: aqui eu seria capaz de morar. Ou passar uma temporada. Ali, você se imagina a salvo de todos os problemas. A vida será bela, calma e incomum.

Paraty é um dos lugares da minha vida. Visitei a cidade pela primeira vez aos 20 anos, sozinha. Tinha visto um editorial de moda em uma revista e fiquei encantada com o cenário. Decidi que precisava conhecer aquele lugar.

Cheguei em um feriado chuvoso, a cidade lotada. Acabei me hospedando em um quarto na casa de uma senhora que fabricava sorvete. Ela me tratou muito bem. E eu me enchi de sorvete.

O casario antigo à beira-mar, os barquinhos coloridos na enseada, os flamboyants e buganvilles repletos de flores, as montanhas cobertas de florestas ao redor, cachoeiras escondidas na mata... e o clima de Paraty. É inexplicável. Parece que eu sabia que viveria momentos importantes da minha vida ali, como de fato acontece até hoje.

Outros lugares da minha vida são: Trancoso (BA); Florença (Itália), Jericoacoara (CE), Olympus (Turquia) e Londres.

E vocês, quais são os lugares de suas vidas?

(Abaixo, a Rua do Fogo, a minha rua favorita em Paraty).


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O portal

Uma jovem que eu conheço, excepcionalmente sábia para seus 30 anos, me disse outro dia:

- Até hoje eu só trabalhei. Nunca namorei ninguém muito tempo. Não tive nenhum relacionamento verdadeiramente marcante. Mas cheguei onde queria. Estou chegando. Agora, é hora de investir no amor.

De fato, ela está tendo bastante sucesso e reconhecimento na área onde atua. Continuou:

- Existem certos portais que nós temos que atravessar sós. Você conhece a Parábola de Kafka?

Eu não conhecia. Então, ela me contou a história - presente no livro O processo, de Franz Kafka - do homem que passa a vida inteira sentado no lado de fora de um portal e não ousa atravessá-lo porque o porteiro diz que é difícil, e que depois dele há outros portais tão ou mais difíceis que aquele. O homem se senta e espera, espera, até ficar velhinho. Pouco antes de morrer, ele se levanta e pergunta ao porteiro:

"Por que, até hoje, ninguém mais apareceu para tentar atravessar esse portal?"

O porteiro tem que berrar para que o velho escute, pois já está surdo:

"Porque era destinado exclusivamente a você. Ninguém mais poderia atravessá-lo. Mas agora já não há tempo, e fecho-o."

Essa história ficou reverberando dentro de mim, durante meses... Eu estou atravessando um portal - não é o primeiro e nem será o último. A travessia é longa e, às vezes, a solidão é enorme!... Preciso de muita paciência e fé em que chegarei, em breve, a um reino de paz e felicidade, onde viverei feliz para sempre!

Até surgir no horizonte um novo portal.